PUBLICIDADE

Jangada, 23 anos de história por Mato Grosso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O município de Jangada completa 23 anos nesta data festiva e tem muito a comemorar. Com pouco mais de 7,6 mil habitantes, é uma cidade que faz história por Mato Grosso e leva em seu nome uma referência ao Ribeirão Jangada, que corta a cidade e deságua no Rio Cuiabá. E como não lembrar o pastel de Jangada. É raro quem resista e não pare para deliciar essa iguaria, que se tornou referência no município. Inclusive, contribuímos para a realização do Festival do Pastel.

A abertura da BR-364 foi outro grande avanço e trouxe novas expectativas para a população jangadense, já que a cidade está localizada em uma região de entroncamento rodoviário, com acesso a diferentes regiões do estado. Posição geográfica esta de muita importância para o desenvolvimento do então povoado.

Com sua economia pautada na pecuária, Jangada também desenvolve a agricultura de subsistência e a piscicultura. Para isso, a Assembleia Legislativa contribuiu significativamente com a edição da Lei n.º 9.523/11, que trata do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) a fim de normatizar o ordenamento de ocupações. Uma luta que travamos a partir de debates e audiências públicas com a sociedade organizada para dar segurança jurídica aos produtores e garantir a preservação do meio ambiente.

Também foi nossa luta a implantação do Programa Luz Para Todos, no 1º Lote da 5ª Tranche. E na área social, conseguimos viabilizar um veículo zero quilômetro e um computador para o Conselho Tutelar de Jangada, além de novos ônibus escolares, numa parceria com o Governo do Estado e o Poder Legislativo.

Trabalhamos muito para melhorar nossas cidades, embora essa mudança será consolidada somente quando o Congresso Nacional deixar de ser omisso e votar a reforma do planejamento público, aumentado o repasse aos municípios que são sacrificados porque a União fica com a maior fatia do bolo tributário. E como os serviços essenciais são direitos de todos, envidamos esforços para mantê-los funcionando.

Tanto que indicamos melhorias à Delegacia de Polícia de Jangada; pedimos a construção de calçadas e viabilizamos o kit patrulha mecanizada para dar condições à prefeitura de recuperar as estradas. Agora, trabalhamos para que o Governo do Estado devolva a autonomia dos consórcios intermunicipais para que esse trabalho seja efetivado.

A instalação de uma agência do Banco do Brasil é outra prioridade e já encaminhamos pedido às autoridades competentes para atender a mais esse pedido da população, uma vez que o município reúne condições necessárias para receber tal empreendimento, promovendo rapidez e conforto nas operações financeiras e no atendimento do funcionalismo público e população em geral.

Ainda concentramos esforços para tornar realidade à estadualização de uma estrada vicinal interligando Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Poconé. Ela abrirá ainda mais as portas ao desenvolvimento. Neste sentido, me disponho como parceiro da população, a fim de buscarmos melhores condições de vida para que Jangada continue sendo um município que ajuda a escrever a história de Mato Grosso.

Parabéns, Jangada!

*José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...