A secretaria estadual de Meio Ambiente apresentará, amanhã, às 9h, o novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0) a todos os responsáveis técnicos, e interessados, que atuam no setor florestal. O encontro acontecerá pela internet, com transmissão ao vivo pelo canal da Sema, no Youtube.
A reunião é voltada principalmente aos profissionais da AMEF (Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Florestais). Serão apresentadas as mudanças do sistema e detalhes sobre as fases de implantação e migração dos dados. Será possível ver como será a navegabilidade do sistema, que ainda não está aberto ao público, e tirar dúvidas.
O Sisflora possibilitará a implementação efetiva da cadeia de custódia e rastreamento do produto florestal desde a extração da madeira, até a destinação final, com segurança, controle e monitoramento do volume autorizado na exploração florestal e o volume efetivo transportado. A madeira passa a ter rastreabilidade e chega ao consumidor final com a garantia de que foi retirada de forma legal da natureza.
O sistema entrará em funcionamento a partir do dia 13 de fevereiro, quando começa também o recadastramento de todos que extraiam, coletem, beneficiem, transformem, industrializem, comercializem, armazenem e consumam produtos, subprodutos ou matéria-prima proveniente da exploração de vegetação nativa e de formações florestais vinculadas à reposição florestal.