A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente pretende contratar mão de obra especializada, com foco em trabalhos de limpeza, roçadura e amontoamento de detritos (orgânicos e inorgânicos) em terrenos no perímetro urbano de Sorriso. Durante épocas de chuva, a falta de cuidados resulta na proliferação de insetos como o Aedes Aegypti (transmissor da dengue, zika e febre chikungunya), animais peçonhentos (cobras, aranhas e escorpiões) e roedores.
“Em período de seca o crescimento da vegetação e o acúmulo de entulhos nas localidades favorece a ocorrência de incêndios naturais, causando transtorno à população, como problemas de saúde no trato respiratório, entre outros efeitos colaterais”, justifica.
O orçamento previsto é de R$ 247 mil e o certame ocorrerá dia 8, no formato de pregão eletrônico. A definição das áreas que receberão prioridade serão estudadas pelo poder público. A prefeitura faz a limpeza e cobra a conta dos donos de lotes que não providenciaram a retirada de mato e entulhos.