"…sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca,
não aprendo nem ensino."
Paulo Freire
A palavra projeto tem sido muito utilizada em várias áreas de atuação profissional. Nas escolas, falar em projeto pedagógico já se tornou moda há algum tempo. Mas, afinal, o que é um projeto? Pode-se considerar que a concepção do ser humano já é um projeto, a idéia de se adquirir um bem móvel ou imóvel também se faz por meio de um projeto. Então quando se tem a intenção ou aspiração por algo, já se apresenta o "querer" em se realizar ou concretizar determinado projeto.
Reforçando a compreensão de que a idéia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (…) a origem da palavra projeto deriva do latim projectus, que significa algo lançado para frente. A representação de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto o projeto é inseparável do sentido da ação (Almeida, 2002).
Partindo do pressuposto que grande parte da população é curiosa e criativa por natureza, alguns profissionais da educação em especial os que aderiram a educação cooperativa, dão mais enfoque ao conhecimento estimulado com e através de projetos, pesquisas, expedições investigativas buscando compreender melhor tudo e todos a nossa volta.
A educação comprovadamente é o caminho para o desenvolvimento de uma comunidade, então pensemos que se esta educação for de encontro com os interesses e necessidades de uma comunidade, certamente o resultado será muito mais positivo. Afinal os envolvidos sejam eles alunos, diretores, empresários, coordenadores ou simplesmente colaboradores do projeto estarão muito mais motivados à busca desta nova compreensão.
O conhecimento mediado por atores criativos e inovadores, amantes da pesquisa tem um reflexo positivo junto ao aprendizado. Mostra aos envolvidos satisfação passo a passo, resposta a resposta. Segundo Pedro Demo "pesquisa é a atividade científica pela qual descobrimos a realidade" (1985). A pesquisa ou expedição investigativa transforma o olhar antes reprovativo de uma ação-situação em uma oportunidade. Isso mesmo, o que antes era visto como impossível ou de difícil correção, com a pesquisa, o mediador fomenta no investigador a oportunidade de crescimento e ganho com os resultados obtidos, sejam eles individuais ou coletivos.
Seguindo este pressuposto de qualidade e quantidade, com os resultados da pesquisa em mãos, o investigador sente a necessidade de prosseguir com a pesquisa, surgindo então o "projeto" de intenção. Com ele previamente organizado é traçado o próximo objetivo e sua respectiva justificativa. Todos os passos já executados e todos que ainda estão por vir faz com que o individuo vá construindo conhecimento e a partir deste, outro e mais outro saber.
É possível sim que o conhecimento adquirido trabalhando-se com projetos seja mais significativos principalmente se estes forem fomentados a partir do interesse do investigador-ator, afinal o questionar individual transpõe-se muitas vezes com o pensar coletivo, favorecendo a partir de um prévio saber a construção de novos saberes.
Arlete Cherobini -Mestre em Matemática, Docente da UNINOVA
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros – Esp. Pedagogia Empresarial, Mestranda em Administração, Docente da UNINOVA
Marluci Cristina Demozzi – Esp. Língua Portuguesa e Literatura, Docente da UNINOVA