Mais de 940 quilos de santinhos, cartazes e adesivos, além de 325 quilos de descartes de papéis de escritório, foram para reciclagem no último ano em Sorriso. A campanha do programa Eco Sorriso, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e a prefeitura, buscou recolher as sobras desses materiais.
A campanha foi lançada através da iniciativa Eleição Sem Poluição, que tinha como objetivo sensibilizar partidos políticos a não jogarem no lixo as sobras da companha e destinarem a à Associação Sorriso de Catadores (ASC).
De acordo com a prefeitura, a iniciativa junto aos partidos despertou na equipe de Cartório Eleitoral a vontade de também contribuir. “Na próxima eleição continuaremos trabalhando para que todos os candidatos sejam conscientizados da necessidade de promover uma campanha eleitoral ecologicamente correta e aqui no cartório seguimos separando os materiais recicláveis, principalmente papéis de escritório, para dar a destinação correta”, destacou o coordenador do Cartório, Valdiney Rondon Maidana Gomes.
Para o coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins, o resultado positivo mostra que a mudança na forma de gestão de resíduos traz resultados positivos em cadeia. “Mais de uma tonelada de resíduos deixou de ser encaminhada para o aterro sanitário, o que é economia para o município, renda para os catadores, limpeza para a cidade e, principalmente, fôlego para o planeta”, destacou, convidando outras instituições e empresas a também aderirem à correta destinação de resíduos.