PUBLICIDADE

A importância da comunicação para as organizações contemporâneas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Houve um tempo em que a comunicação se dava entre os humanos apenas pela interpessoalidade. E já houve um tempo em que as práticas comerciais eram apenas transações de troca. Com o passar dos séculos e de muitas evoluções, a sociedade veio se estruturando numa constante para se adequar aos rumos da civilização.

Em um passado não tão distante as organizações empresariais eram apenas comércios. Qualquer um que tivesse tino para os negócios abria uma portinha. Bastava um bom lugar, esse lugar precisava ser onde os pedestres das cidades circulavam e uma tabuleta com letras garrafais anunciando o nome do estabelecimento e de que se tratava. O comércio e seus produtos estavam às vistas dos consumidores. Foi ao redor desses estabelecimentos que as cidades cresceram.

O "seu Joaquim" da barbearia, o "seu Manoel" da peixaria e assim por diante divulgavam seus produtos e serviços à beira das calçadas, e a comunicação boca a boca de seus clientes garantiam outros clientes e tantos Manoéis e Joaquins viveram e sustentaram suas famílias com os proventos de seus negócios sem nunca terem se utilizado de técnicas de comunicação especializada.

Mas dos meados do século XX aos dias atuais muita coisa mudou. Os empreendedores do século passado, que vislumbraram as mudanças do mundo dos negócios e suas nuances, são atualmente detentores de grandes marcas, de organizações contemporâneas com muita história na bagagem. E os que surgiram durante esse período de grandes transformações já encontraram um novo cenário.

As organizações contemporâneas não sobrevivem sem a comunicação. Comunicação Administrativa, Comunicação Interna, Comunicação Institucional, Comunicação Mercadológica formam juntas a Comunicação Organizacional e é ela a responsável pelo posicionamento da organização dentro da sociedade, do mundo dos negócios, perante seus funcionários, clientes, concorrentes, enfim é através da comunicação que as organizações contemporâneas se mostram e atingem seus mais variados objetivos.

Já não é mais possível abrir uma porta e esperar os clientes que passam pela calçada. O mundo mudou, as relações de tempo e espaço ganharam dimensões diferentes. Na verdade, hoje não há somente a necessidade de um espaço físico, pois existe o mundo virtual.

Hemília Maia é assessora de Comunicação da Setpu e da Secid, formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo UBM em Barra Mansa, RJ e pós-graduada em Comunicação Empresarial pela UFJF em Juiz de Fora, MG.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

O câncer de mama e o poder das terapias integrativas

O diagnóstico de câncer de mama é uma das...

Diferença entre o líder e o tarefeiro apadrinhado

Na verdade, um grande líder, para ser reconhecido e...

Ação integrada fortalece a gestão florestal em Mato Grosso

O 1º Encontro de Identificadores de Árvores em Florestas...

Criança merece o melhor, não o possível

Uma velha história, presente em livros escolares antigos, mostra...