A secretaria de Comércio Exterior do ministério da Indústria e Comércio registrou que Mato Grosso bateu novo recorde de exportação para a safra 2021/22 nos negócios feitos com clientes no exterior, no período de julho a dezembro. Foram 21,54 milhões de toneladas vendidas para diversos países.
Esse maior volume de exportação (32,66%) ante a safra 2020/21 está atrelado à produção recorde, além da maior demanda pelo cereal devido à conjuntura do mercado mundial. Isso porque, Mato Grosso foi favorecido, nos últimos meses, pelo início das importações por parte da China em novembro, uma vez que devido a guerra na Ucrânia, que reduziu as exportações, o país asiático passou a procurar novos mercados para diminuir a dependência dos Estados Unidos, analisa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).
A China já representa 3,16% do volume exportado por Mato Grosso no período da safra e é esperado que as importações, principalmente, por parte do país asiático, se mantenham fortes. O IMEA estima que Mato Grosso exporte 26,90 milhões de toneladas na safra 2021/22.