PUBLICIDADE

Secretaria de Trânsito prepara mais um semáforo com acionamento por pedestres em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Sinop iniciou, esta semana, as readequações viárias na avenida dos Jacarandás, no trecho nas proximidades da Escola Municipal de Artes, professora Viviane Malheiros Dal’Berto, onde está instalada uma botoeira (equipamento para garantir a travessia mais segura dos pedestres). A previsão é que a secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano ligue o dispositivo nos próximos dias.

No local, a equipe da secretaria de Obras e Serviços Urbanos realiza a execução do meio-fio e do canteiro central. São adequações no espaço de passagem para os pedestres, bem como o rebaixamento de calçada para garantir acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais (PcD’s). Também será feita pintura da faixa de pedestre (sinalização horizontal) para travessia dos usuários.

“É um pedido do prefeito, Roberto Dorner, que façamos as ações necessárias para proporcionar mais segurança no nosso trânsito. Uma dessas ações, é o funcionamento desses dispositivos, que necessitam de tais intervenções viárias. Já estamos com todo nosso planejamento pronto e o objetivo é ligar todos os dispositivos o mais rápido possível”, destacou o secretário de Trânsito, Major Rodrigo Varela.

Neste momento, as outras botoeiras, já instaladas nas avenidas dos Jequitibás (proximidades das escolas Rodrigo Damasceno), Tarumãs (Jardim Maringá) e rua das Primaveras (em frente à Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra) aguardam o cronograma de execução da Secretaria de Obras (responsável pela realização das adequações) para entrar em funcionamento e proporcionar, assim, maior segurança aos pedestres e, principalmente, aos alunos, pois estão localizadas em pontos estratégicos (botoeiras) e de grande fluxo de crianças e adolescentes.

O dispositivo instalado na Avenida das Itaúbas, próximo ao Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller já está funcionando e, segundo o secretário, não há registros de adversidades. “Por lá, a nossa Guarda Civil Municipal realizou um trabalho de orientação, nos primeiros dias, e reforçará, assim que iniciar o ano letivo, com ações para os alunos da unidade escolar”, acrescentou Varela.

O dispositivo fica o tempo todo com a luz verde ativada. Quando um pedestre for atravessar, ele aperta o botão e aciona a botoeira, iniciando um ciclo. Então, é aberta uma contagem de forma regressiva. Quando o cronômetro chega no zero, o equipamento fica amarelo e posteriormente vermelho.

Esta contagem já indica que o motorista já deve reduzir a velocidade do veículo. A mudança de cor (para amarelo e vermelho), significa que deve parar na via e aguardar a travessia do pedestre. Enquanto não tiver pedestre, o fluxo segue normalmente nas vias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE