A construção de um novo campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) deve começar este ano em Guarantã do Norte (252 quilômetros de Sinop). A informação foi confirmada pelo reitor da instituição, Júlio César dos Santos, em entrevista a uma emissora da capital.
“Em Guarantã do Norte temos uma unidade que funciona em sede própria, mas no meu entendimento não é adequada para oferta da educação profissional e tecnológica. Firmamos uma parceria com a prefeitura, o Governo do Estado e devemos lançar, ainda este ano, a obra de construção deste prédio”, afirmou Júlio César.
Atualmente, segundo o reitor, o IFMT tem 28 obras em andamento, incluindo a construção do campus em Várzea Grande. “É uma obra que ficou paralisada durante quase 6 anos e retomamos na nossa gestão. Tivemos que refazer a licitação três vezes até que conseguíssemos uma empresa que de fato desse conta de realizar o trabalho, fizemos todos os procedimentos de rescisão contratual, mas em um ano conseguimos retomar a obra. Hoje caminha bem, com previsão para ainda na minha gestão fazer a entrega. É um prédio fantástico com mais de 6 mil metros quadrados. E já vamos lançar nessa mesma estrutura, este ano também, a construção do ginásio poliesportivo que vai atender o campus”.
Outra obra que deve ser entregue na gestão de Júlio César é a do campus de Sinop. Em janeiro do ano passado, conforme Só Notícias já informou, a reitoria e uma empresa com sede em Curitiba (PR) assinaram o contrato para construção da primeira etapa do campus de Sinop. O investimento será superior a R$ 9,3 milhões (a previsão era de R$ 11,1 milhões).
O vínculo terá vigência até 28 de janeiro de 2024 (24 meses), enquanto a execução deve ser finalizada em 18 meses (agosto de 2023). A área a ser construída é superior a 2,1 mil metros quadrados. A primeira etapa compreende os blocos administrativo e pedagógico, com salas de aula, paisagismo, uma guarita, refeitório, pórtico, instalações elétricas, telefone, ar-condicionado, hidráulica, internet, cercamento do terreno, banheiros, e outros.
O IFMT Sinop atualmente funciona em um prédio locado pela prefeitura na rua das Avencas, e as novas instalações serão em um terreno com mais de 55 mil metros quadrados localizado entre a rua Ucayali e avenida Guaíba, no Residencial Iguatemi, nos fundos do bairro Maria Vindilina.