No verso da cópia do meu diploma rabisco estas palavras, para expressar a amargura que me calava. EDUCAÇÃO, CADÊ VOCÊ? Hei, você sabe, você viu, por onde será que anda a educação no meu Brasil? Prometi a mim mesmo não me distanciar, só deste território há muito que falar, ele é vasto, extenso, glorioso, mas …, há que pena, mas em muito me deixa a desejar.
Empurram nossas crianças para escola, pois em casa a comida não pode faltar, será que aos pais importa se ao menos seu filho sabe falar, imagina ler, e um texto interpretar? Nossa, que tristeza, ver a educação virar moeda, disfarçada de combate a pobreza.
Mas o que dizer de um povo que troca educação por um prato de comida sobre a mesa, será que estão errados ou será que não lhes sobra outra opção? Tenho direito de me expressar, discordo plenamente do sistema que aí está, tratem o PROFESSOR COM EDUCAÇÃO, para enfim, a educação melhorar.
Não é só salário bom, mas existem muitas palavras que expressão melhorias na educação; respeito, reconhecimento, compreensão, palavras de apoio, demonstração de carinho, valorização. Diálogo a imposição, proposta a opressão, assédio moral então, meu Deus, essa jamais combinou com educação, isso atrasa a nação.
Opá! Pare aí. Prometi que não sairia daqui, me desculpem, é mais forte que eu, mas voltando ao território meu:
PROFESSOR, PROFESSORA, expresso à você todo meu carinho, respeito e admiração, quiçá um dia nossos administradores também dêem a ti sua devida valorização. Neste dia ou a partir dele seremos uma verdadeira NAÇÃO.
Que Deus te abençoe, te dê forças para ter superação, pois sei que precisarás, haja visto que aqui neste lugar onde dizem tudo prosperar, a EDUCAÇÃO e o RESPEITO ao PROFESSOR, não está em primeiro lugar.
Eberson Noveli é servidor público em Lucas do Rio Verde