O ano de 2010 fortalece um período de inquietude, renovações e fortes expectativas, principalmente no cenário político, com as próximas eleições. Novas regulamentações, projetos e valores para a questão ambiental, estarão fazendo parte do discurso, de inúmeros políticos. No cenário mundial, executivos, economistas e administradores de multinacionais, estudam o mercado brasileiro, com o objetivo de conhecer os potenciais do nosso país. Felizmente, no âmbito profissional, uma tendência passa a fazer parte do processo de avaliação e exige maior entendimento: a questão ambiental. Compreender e aproveitar as oportunidades de crescimento brasileiro é fundamental, bem como é necessário, contribuir no fortalecimento da questão ambiental. Descubra pontos fortes na sua carreira profissional e perceba que colocar ações positivas de inovação em prática, não é mais agora, é já!
O Brasil é um lugar repleto de oportunidade – Quando assisti a palestra do economista Muhammad Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, fundador do Grameen Bank, instituição especializada em microcrédito, aguardava com expectativa o seu parecer sobre o Brasil, bem como dados da estratégia de atender mais de 60 milhões de brasileiros, com renda mensal entre um e três salários mínios. Não demorou muito e, logo na abertura da palestra, a resposta foi apresentada com a afirmação de que o Brasil é um lugar repleto de oportunidades e, além de ser a maior economia da América Latina, será anfitriã da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas. O número de empresas estrangeiras, com desejo de investir no Brasil, está em ascensão. Acredite com maior confiabilidade no crescimento do mercado interno. Permanecer de braços cruzados e deixar de investir em treinamento, no capital humano e nas oportunidades, será como perceber a água entrar dentro do barco e acreditar que nada acontecerá. Prepare-se para aproveitar as oportunidades e atualizar sua carreira.
A questão ambiental não pode ser ignorada – Durante uma das aulas do Mestrado, discutimos sobre o entendimento de que a Administração não pode ser limitada à cultura do mundo corporativo. Há uma abrangência maior, como por exemplo, o uso de estudos da Psicologia, para entender o comportamento do consumidor e a ligação da Engenharia, com a preservação do meio ambiente. Atualmente, há a necessidade de aproximação mais intensiva com a área comercial e o entendimento que o consumidor está indicando uma relação de compra com a preservação ao meio ambiente. Ao apresentar práticas de sustentabilidade, uma empresa também preza por reter, atrair e contratar pessoas que permitam desempenhar ações coerentes com a questão ambiental. Importantes empresas brasileiras estão desenvolvendo práticas, com o objetivo de envolver seus funcionários para implementar, melhorias para a responsabilidade socioambiental. Perceba que a questão ambiental faz parte do currículo e passa a ser uma importante conexão com o talento profissional.
Um profissional atualizado, livre e de bons costumes, caminha na direção de observar as oportunidades de crescimento na sua carreira e percebe a relevância de práticas para a sustentabilidade. Seja um profissional com vontade de vencer, capacidade de superar desafios e desejo de inovar. Amplie sua visão para observar as demandas do mercado e passe a acreditar que para vencer, será necessário capacidade de se antecipar e se diferenciar dos outros. Acreditar no Brasil é positivo, mas é preciso muito mais. É necessário colocar em prática o compromisso de prometer menos e fazer mais. O que você está fazendo para aproveitar as oportunidades?
Dalmir Sant"Anna – Palestrante comportamental, Mestrando em Administração de Empresas, Pós-graduado em Gestão de Pessoas, Bacharel em Comunicação Social e Mágico profissional. Autor do livro "Menos pode ser Mais"