Buscando a recuperação no Campeonato Paulista, o Santos visitou o São Bernardo neste domingo pela terceira rodada, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP), e empatou por 1 a 1. Chrystian Barletta abriu o placar para os donos da casa, mas Matheus Salustiano (contra) deixou tudo igual já na reta final.
Assim, o Peixe chega aos quatro pontos e embola o Grupo A do estadual. Com todos os times somando quatro pontos, o time alvinegro assume a vice-liderança, atrás do Botafogo-SP. Bragantino, terceiro colocado, e Inter de Limeira, lanterna, completam a chave.
Por outro lado, o Tigre, apesar do gol nos últimos minutos, mantém a invencibilidade na competição e assume a liderança do Grupo D, com cinco pontos – empatado com o Palmeiras, segundo colocado. Portuguesa, terceira, com quatro, e Santo André, lanterna, com três, completam a chave.
Na próxima rodada, portanto, o Santos volta à Vila Belmiro em confronto contra o Água Santa, às 21h35 (de Brasília) de quarta-feira. Na noite seguinte, o São Bernardo visita o Mirassol, a partir das 19h30, no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP).
Após começo de jogo equilibrado, o São Bernardo foi mortal e, na primeira chegada, abriu o marcador no Primeiro de Maio. Aos oito minutos, Chrystian Barletta recebeu de Vitinho na entrada da área, pela direita, girou com facilidade para cima de Maicon e bateu na canto de João Paulo. A bola ainda passou por baixo das pernas de Lucas Pires. que chegava na cobertura.
Seis minutos depois, o Tigre levou perigo outra vez, desta vez pelo lado esquerdo do ataque. Após troca de passes, Léo Jaba arriscou de fora da área. A bola desviou em duas pernas santistas no meio do caminho e dificultou a defesa de João Paulo, que caiu para fazer boa defesa.
A primeira boa chegada do Santos aconteceu aos 22 do primeiro. Após a defesa mandante afastar a cobrança de escanteio parcialmente, Rodrigo Fernández cruzou de três dedos da intermediária e Maicon chegou com boa chance para marcar, mas não conseguiu fazer a finalização. O assistente, entretanto, assinalou impedimento do zagueiro santista.
Após isso, o Santos seguiu com dificuldades de criação e levou pouco perigo ao gol defendido por Alex Alves. Na verdade, quem criou mais oportunidades de ampliar foi o São Bernardo, que chegou em chutes de média distância. Vendo a postura do Peixe em campo, o técnico Odair Hellmann trocou Rodrigo Fernández por Lucas Braga ainda no primeiro tempo.
Ainda antes das equipes descerem para o intervalo, o Tigre assustou mais uma vez com Léo Jaba. Após inversão de João Carlos, o atacante recebeu na ponta esquerda e, com liberdade, dominou, ajeitou para a perna direita e finalizou com força. A bola saiu rente ao travessão de João Paulo.
Na volta para a etapa complementar, o Peixe não mudou a postura e continuou com dificuldade de marcar, criar e sair jogando. Logo aos dois minutos, após o segundo o erro seguido de Sandry, Chrystian Barletta roubou e invadiu a área, mas acabou desarmado. Na sobra, o lateral Jeferson chutou da meia-lua e fez o goleiro santista fazer outra grande defesa.
A segunda finalização do Santos na partida aconteceu aos oito do segundo tempo. Maicon cobrou falta da intermediária em finalização forte e rasteira, mas a bola saiu pela linha de fundo, ao lado da trave. No minuto seguinte, os donos da casa Hélder desviou cruzamento e João Paulo caiu para agarrar com segurança.
O São Bernardo chegou a balançar a rede pela segunda vez no jogo, aos 16, com João Carlos, mas foi anulado por impedimento. Chrystian Barletta saiu da meia direita, fez jogada individual, carregando a bola até o meio, e bateu ao invadir a área, acertando a trave. No rebote, o camisa 9 do Bernô empurrou para o fundo do gol, mas estava em posição irregular.
Aos 26, o Peixe criou a melhor oportunidade de empatar o confronto. Após cobrança de falta de Carabajal, Messias subiu mais do que a defesa adversária e testou firme para o gol, mas Alex Alves fez grande defesa e espalmou. No rebote, Lucas Barbosa pegou mal e mandou por cima do travessão.
Com o lance, o Alvinegro Praiano se animou e continuou no campo ofensivo. Assim, cinco minutos depois, Marcos Leonardo desviou lançamento e a bola chegou em Carabajal, que chutou de primeira e marcou. No entanto, o argentino estava em posição irregular e o tento foi anulado.
O Santos seguiu em cima na busca pelo empate e, na base da bola parada, conseguiu balançar a rede. Aos 44 minutos, após cruzamento de Maicon, Marcos Leonardo escorou para a pequena área e o zagueiro Matheus Salustiano jogou contra a própria meta e deixou tudo igual em São Bernardo do Campo.
Por fim, já nos acréscimos, Nathan ganhou duas disputas de bola e caiu após choque com Arthur Henrique dentro da área, pedindo pênalti. O árbitro mandou o lance seguir e, posteriormente, o VAR manteve a decisão de campo.