PUBLICIDADE

Seduc aponta cenário positivo em avaliações com estudantes de Mato Grosso; resultados serão divulgados nesta 5ª

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e o ex-ministro da Educação e Diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Henrique Paim, concedem entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, às 09h, no Senai Cristo Rei, em Várzea Grande. Eles anunciarão o resultado do IPEA – Indicador do Processo de Ensino e Aprendizagem, referente ao ano de 2022.

O IPEA–MT avaliou o Ensino Fundamental, do 2º ao 9º ano, e o Ensino Médio, do 1º ao 3º ano. Em todas as séries, segundo a Secretaria de Educação, o resultado foi positivo, proporcionando um cenário ainda mais decisivo para o cumprimento das metas definidas no programa Educação 10 Anos. Essa avaliação faz parte do contrato do Sistema Estruturado de Ensino entre o Governo do Estado e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As avaliações processuais acontecem a cada bimestre e, ao final do período letivo, é analisada a evolução da aprendizagem por meio das provas realizadas pelos estudantes durante o ano. Essa é a primeira edição anual do IPEA-MT. Na ocasião, Alan Porto e Henrique Paim também participam da abertura da Semana Pedagógica, evento estratégico no planejamento das ações educativas a serem desenvolvidas nas unidades escolares no ano letivo de 2023.

Na última sexta-feira (13), o governador em exercício, Otaviano Pivetta, sancionou duas leis que fortalecerão a educação pública de Mato Grosso, a partir da criação do Programa Educa MT, que trata do regime de colaboração entre Estado e municípios, e do Prêmio Estudante Nota 10 para reconhecer o bom desempenho dos alunos destaque. As leis sancionadas foram publicadas no Diário Oficial que circula hoje.

Anunciado pelo governador Mauro Mendes, durante a posse dos novos diretores escolares, no início do mês, o Programa Educa MT busca fortalecer a colaboração entre Estado e municípios mato-grossenses, com foco na concepção e execução conjunta de políticas públicas de aprendizagem e melhoria dos índices educacionais.

O programa tem dois eixos de atuação principais: pedagógico, que envolve o combate à evasão escolar, a alfabetização, a avaliação de aprendizagem de escolas e até mesmo a formação dos profissionais da educação. O segundo eixo engloba a área de gestão, que atuará com a unificação das matrículas e cadastros de alunos, reordenamento das redes de ensino e melhorias na alimentação, transporte e infraestrutura escolar, entre outros.

O Prêmio Estudante Nota 10 pretende reconhecer os alunos das escolas estaduais que mais se destacaram durante o ano letivo e os vencedores-que obtiverem melhor desempenho na Avaliação Formativa de Saída, realizada pelo Sistema Estruturado de Ensino- serão selecionados por unidade escolar e o número de alunos premiados depende da quantidade de matrículas que a escola tem. Em caso de empate, critérios como a presença, as notas e até mesmo a idade serão considerados, informa a secretaria estadual da Educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

IFMT abre inscrições para 115 vagas remanescentes em cursos técnicos

Começam nesta sexta-feira as inscrições para o processo seletivo...

Termina amanhã o prazo de matrículas da rede estadual em Mato Grosso

O prazo para matrícula na Rede Estadual de Ensino...

Conselho vota criação de programa de doutorado da Unemat em Sinop

O Conselho Universitário (Consuni) da Unemat vai decidir, nos...
PUBLICIDADE