sábado, 7/setembro/2024
PUBLICIDADE

2010 – ano internacional da biodiversidade

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu 2010 como o Ano Internacional da diversidade biológica. O objetivo principal é chamar a atenção mundial para a perda contínua da biodiversidade e aumentar a conscientização sobre a importância da preservação, por meio de ações eficazes em nível local, regional e internacional.

A comunidade científica e educacional como um todo, tem um papel fundamental no sentido de refletir e orientar os estudantes com ações articuladas e consistentes, tanto do ponto de vista da ciência e tecnologia, quanto da atração da sociedade, mídia, setores econômicos, organizações não governamentais, dentre outros, alertando acerca dos riscos da devastação da biodiversidade mundial, provocando reflexão e renovação das políticas públicas relacionadas à questão ambiental. O papel da academia e da imprensa é nesse sentido, de orientar a sociedade para uma reeducação sobre os hábitos de consumo, os quais acabam por promover uma pressão enorme sobre os ambientes naturais e toda a biodiversidade.

Cientistas afirmam que a perda da biodiversidade, significa perda econômica, cultural, de saúde, recursos alimentares e de qualidade de vida, como as preocupações com as mudanças climáticas. Neste sentido, o Brasil tem um papel relevante na condução de uma agenda de ações consistes em favor da preservação da biodiversidade, com políticas públicas, pesquisas inovadoras e metas a serem atingidas que beneficiem o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais.
A conservação e os usos sustentáveis da biodiversidade para o desenvolvimento, é um tema extremamente relevante para países como o Brasil, pois este tem um papel importante na liderança das ações em favor da preservação da biodiversidade. Desta forma destacamos a importância da criação e conservação dos jardins botânicos, onde cumprem um papel de destaque na conservação dos recursos vegetais e na conscientização do público sobre a importância da vida na terra, não apenas para a exploração comercial, mas para a qualidade de vida da população.

Para discutir a problemática da biodiversidade, vários eventos acontecerão em diferentes países do mundo, como Alemanha, Brasil e Estados Unidos, chamando atenção para o debate global sobre a biodiversidade. O encerramento será no Japão em dezembro de 2010 com uma cerimônia que marcará o início do Ano Internacional das Florestas, a ser celebrado em 2011.

Edison de Souza – professor doutor e pesquisador da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – campus de Sinop.

 

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

É possível continuar caminhando

Tudo nesta vida precisa ser muito elaborado, pois é...

Viver no par ou no ímpar

No mundo da realização só tem espaço para aqueles...

Um Alfa de si mesmo!

A mente humana é a fonte de poder mais...

O nosso interior nos faz prisioneiros

Temos duas histórias, a visível e a invisível, uma...