A secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação informou que está previsto este ano atualização do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), um conjunto de diretrizes, objetivos, metas, ações e indicadores que caracterizam os instrumentos de planejamento e gestão habitacionais.
Através desse plano, municípios e estados consolidam, em nível local, a Política Nacional de Habitação, de forma participativa e compatível com outros instrumentos de planejamento local, como os planos diretores, quando existentes, e os planos plurianuais locais. “É um momento muito importante em que vamos definir a Política de Habitação do Município para os próximos 10 anos”, afirmou a coordenadora da pasta da Habitação no município, Cristiane Resplandes, através da assessoria.
Haverá parceria com Universidade Federal de Mato Grosso, que vai coordenar os trabalhos, sob acompanhamento e fiscalização da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. A atualização deve fortalecer os programas de habitação no município, informou Cristiane. “O plano local vai viabilizar à população de baixa renda o acesso à moradia adequada e regular, bem como aos serviços públicos, reduzindo a desigualdade social e promovendo a ocupação urbana planejada”, destacou.
“A população também fará parte da elaboração e aprovação do novo plano. Uma comissão será formada para criar estratégias de mobilização popular e identificar diferentes atores essenciais no desenvolvimento dos trabalhos e na formalização por meio de audiências públicas. A atualização levará em conta o novo censo demográfico feito pelo IBGE”, informou.
Conforme Só Notícias já informou, a prefeitura prevê entregar 512 apartamentos populares na 1ª etapa da obra e 480 na 2ª fase do empreendimento, lançado no ano passado, contemplando famílias com renda familiar de R$ 1,8 mil a R$ 7 mil.