Atualmente o profissional de planejamento em uma agência de publicidade está mais próximo das estratégias de marketing e é comum vê-los fazendo pesquisas para procurar soluções para um bom planejamento.
O desafio é se comunicar com o consumidor, olhando para ele menos como alguém que consome, e mais como pessoa. Isso se dá devido às conexões artificiais e a venda agressiva dos atributos, características que dirigem o mercado de hoje. Daí a importância de realizar pesquisas e planejamentos a fim de falar a mesma linguagem do público-alvo em foco.
O Brasil é um país maduro no segmento de planejamento, que é um segmento novo no mercado se comparado com a Europa. Temos um bom nível de planejadores, mas apesar disto, esta é uma área que cresce vem crescendo no país, e toda agência de publicidade que se preza, busca cada vez mais profissionais na área de planejamento para contratação.
Para que seja feito um excelente planejamento de venda para um produto, a pesquisa também é fundamental. Pesquisa é e sempre será importante, mas temos que ter cuidado porque as decisões não vêm do resultado da pesquisa e sim da interpretação do resultado. A pesquisa é a base do trabalho de planejamento.
O planejamento serve como uma catapulta para a criação. Trocar idéias com o cliente durante o processo de desenvolvimento de planejamento é fundamental.
Cláudio Cordeiro é advogado e publicitário, vice-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda em Mato Grosso (Sinapro-MT) e presidente da agência Gonçalves Cordeiro.
PUBLICIDADE
Planejamento e Pesquisa na Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE