sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Decreto determina cadastro de borracheiros para controle do descarte correto de pneus em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Só Notícias/Mylene Dias e Altair Anderli, de Lucas do Rio Verde (foto: divulgação)

Borracheiros de Lucas do Rio Verde precisarão realizar cadastropara o descarte correto de pneus junto a prefeitura. A regularização foi publicada em decreto, hoje, por meio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que fará a fiscalização. Os proprietários de borracharias e empresas do segmento tem prazo de seis meses para se cadastrar gratuitamente.

De a acordo com o secretário Paulo Nunes a medida visa reduzir as ocorrências de pneus jogados indevidamente pela cidade e mapear todas as borracharias existentes no município, para auxiliar na regulamentação da coleta e destinação do material. “Nós estamos visando mais as borracharias, que são os que mais produzem esse tipo de lixo que é muito perigoso. A gente tem percebido nesses últimos anos um aumento exagerado de doenças como Zika vírus, Chikungunya, dengue e tudo isso está relacionado com água acumulada nos pneus”, afirmou.

Conforme o secretário foi instalado um ponto de coleta no mesmo lugar onde fica o aterro sanitário da cidade, borracheiros que não fizerem o cadastro ficarão impedidos de levar os pneus velhos para o local. “Temos um barracão lá e estamos recebendo esses pneus, desde que a borracharias estejam cadastradas”, destacou.

A coordenadora dos agentes de endemia, Mirian Santos, afirmou que o cadastramento vai facilitar o trabalho de fiscalização e prevenção do descarte irregular na cidade, ação que pode resultar em proliferação de doenças. “Queremos ter êxito juntos as borracharias, são grandes as quantidades de pneus expostos, hoje nós temos uma equipe de duas pessoas que visitam os 36 pontos estratégicos do município, onde a gente realiza o trabalho de orientação, conscientização, eliminação de focos e dedetização quando é necessário”, informou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE