O mercado publicitário, de uma forma geral, vem passando por sucessivas modificações, principalmente no que tange a quantidade de empresas ofertantes de serviços e produtos, ou mesmo pelo comportamento do consumidor, dinâmicas internacionais de comércio, novas mídias disponíveis para despertar a atenção dos targets, e outras variáveis que, de forma conjunta, têm proporcionado ao dia-a-dia dos negócios um grande dinamismo e é claro, um maior desafio na busca de resultados.
Com o imensurável fluxo de informações emitidas diariamente através dos mais variados meios de comunicação, fazer com que a marca de uma empresa permaneça na memória do seu público-alvo tornou-se algo extremamente difícil.
A fim de tornar esta tarefa possível, a tendência mundial hoje é fazer uso do “branding”. O branding nada mais é do que um conceito que surgiu nos Estados Unidos e na Europa há mais de 20 anos e que começou a consolidar-se também no Brasil, constituindo-se numa grande inovação que toma como base o trabalho de construção de uma marca junto ao mercado. Sua execução é tomada por ações que posicionam a marca e divulgam a mesma no mercado.
Com isso, para fortalecer a marca da uma empresa é inevitável hoje que seja feito um trabalho de branding. Esse tipo de ferramenta de marketing vai além da comunicação visual da marca, pois trabalha sua personalidade, seus valores, suas características e benefícios.
Mais do que projectar ou criar uma identidade, é preciso acrescentar um conceito de valor e positividade ao projecto, e geri-lo, e isso deverá respeitar a estratégia e a ambição do cliente e do seu produto.
Cláudio Cordeiro é publicitário e advogado, vice-presidente do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro) e dono de agência.
PUBLICIDADE
Branding hoje é fundamental em campanhas publicitárias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE