A passagem de Danilo pelo Palmeiras se aproxima do fim. A diretoria do Verdão encaminhou a venda do jogador para o Nottingham Forest, da Inglaterra, depois das conversas avançarem com o clube inglês nos últimos dias.
Dono de 80% dos direitos econômicos do atleta, o Palmeiras recebeu do clube inglês uma proposta de 18 milhões de euros (cerca de R$ 99,5 milhões), mais bônus atrelados a metas a serem atingidas pelo jogador. Com isso, a transferência deve ser oficializada em breve.
Assim, Danilo viaja nos próximos dias para realizar exames médicos e assinar contrato válido por cinco temporadas, definindo a sua ida para o futebol europeu. Consequentemente, o atleta já deve ser desfalque na estreia do Verdão no Campeonato Paulista, neste sábado.
Aos 21 anos, o volante se consolidou como um dos pilares da equipe de Abel Ferreira nas últimas temporadas. Cria da Academia, ele fez a sua estreia no elenco profissional em 2020 e não demorou para virar titular. Foram 141 jogos disputados, com 12 gols marcados.
No Nottingham Forest, Danilo vai reencontrar o meia-atacante Gustavo Scarpa, que deixou o Palmeiras ao final de 2022 para disputar a Premier League. Além dele, a equipe inglesa conta com mais um brasileiro: o lateral-esquerdo Renan Lodi.
A saída de Danilo abre espaço na posição de primeiro volante dentro do elenco palmeirense. Sem ele, o técnico Abel Ferreira tem Jailson, Gabriel Menino e Fabinho como opções. O clube ainda não anunciou reforços para 2023 e pode ir ao mercado para suprir a ausência do camisa 28.