PUBLICIDADE

Convento Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A cada dia que passo em Lucas do Rio Verde – MT, mais me preocupo com o futuro da juventude. Lendo alguns jornais constatei que foi aprovada uma lei que regulamenta o funcionamento de bares e lanchonetes. Não vou dizer que sou totalmente contra esta lei, mas gostaria de fazer algumas ponderações:

1) A maioria das ONGs que trabalham com jovens, procuram criar atividades para envolve-los em seu tempo livre. Fazendo com isso que não fiquem tentados a experimentar as drogas (lícitas ou ilícitas). No entanto aqui em Lucas do Rio Verde, se age na contramão deste pensamento, impedindo o funcionamento de quem propicia entretenimento a juventude.
2) Vejam bem, existe outro grande "problema", que pelo visto não foi levado em consideração: OS ESTUDANTES. Na maioria das escolas e faculdades as aulas terminam após as 22:00 horas, considerando que a maioria dos estudantes que opta em freqüentar o turno da noite é porque trabalha durante o dia, na visão de nossos gestores, este estudante só terá uma opção ao sair da escola: ir para casa. Será que uma pessoa que passou o dia sob muita pressão no trabalho, fez uma prova extremamente exigente, vai conseguir chegar em casa as 23:00 e dormir tranqüilamente? Na minha opinião, de ex-universitário, tenho certeza que não. Na minha época, saíamos das provas e íamos para um "cachorrão" para descontrair, brincar, contar piada, colocar conversa fora, até que o sono viesse. Parece piada (para quem nunca fez isso), mas era muito bom, parece que o cérebro ia se acalmando com o passar das horas.
3) Em Lucas do Rio Verde, constato também que os comerciantes e os jovens são "réus confessos", pois ao invés dos gestores fazerem uso da empatia (se colocando no lugar do outro), não, simplesmente partes para a sentença: A lei é esta e vocês irão cumprir. Por não acreditar nesta forma de gerir, sito como exemplo a lei do "toque de recolher", que por mais necessária que seja, esta lei é temporária, só por um período, no entanto aqui em Lucas é diferente, pois este "toque de recolher disfarçado" é lei aprovada pelo legislativo.
Senhores Gestores, desculpe a intromissão em seus mandatos, mas acredito que antes de tais medidas, deveria ser abandonado o "empirismo", o "achômetro" e partido para o científico, para o "devidamente comprovado".
Acredito que devido a pouca idade da maioria dos Gestores deste município, ainda em quanto vivos, estes serão responsabilizados por sua "improbidade administrativa".
Nada melhor que o tempo para julgar, neste sentido também acredito que a "ignorância protege", mas em se tratando de pessoas em pleno século 21, com livre acesso a livros, jornais, internet e outras tantas formas de transmissão do conhecimento, será muito difícil explicar sua "ignorância", nestas atitudes.
Sendo assim me pergunto:
a) Por que "reinventar a roda", se existem exemplos bem sucedidos pelo mundo inteiro sobre este assunto, ou será que nossos gestores são ainda prepotentes, achando que isso só ocorre em Lucas do Rio Verde – MT? ? ?
b) Será que esta juventude continuará votando nos gestores atuais? ? ?
c) Como será o julgamento destes GESTORES sobre tais medidas? ? ?
d) Estou quase convicto que nossos GESTORES nasceram adultos, pois se tivessem passados pela juventude, onde os hormônios estão "a flor da pele", deveriam saber que nesta faze precisam de muita atividade. Neste sentido será que nossos GESTORES consultaram algum psicólogo sobre as necessidades dos jovens? ? ?

Espero que estes GESTORES cuidem melhor do dinheiro público, visto que não é só o orçamento do município que é de sua responsabilidade, mas sim o dinheiro do contribuinte que investiu em um bar ou lanchonete para propiciar diversão e entretenimento que deve ser considerado. Não esquecendo do tratamento para tais dos vícios que os jovens que não tem o que fazer poderão ficar tentados em procurar.
Sugestão: Contratação de teatros, shows, cinema, palestrantes, que propiciem cultura, moral e ética para famílias.

Jorge Miranda é contador em Lucas do Rio Verde

 

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Expectativa econômica para o Comércio em 2025

O ano de 2025 traz consigo um misto de...

Orai e vigiai

A Organização Mundial de Saúde Animal - OMSA confirmou...

Linguagem assertiva

Pratique uma linguagem mais assertiva: “eu posso”, “eu consigo”,...

Boas práticas na contemplação da natureza

Outro dia, lendo comentários sobre os problemas ambientais que...