PUBLICIDADE

Procurador de Mato Grosso participa de reunião nacional e pede defesa “enfática” da democracia

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Procuradores-Gerais de Justiça de todo o país participaram nesta segunda-feira de reunião extraordinária promovida pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) para realizar um balanço sobre as providências adotadas nas unidades da federação com o objetivo de impedir a continuidade de manifestações antidemocráticas. O procurador-geral da República, Augusto Aras, foi representado na reunião virtual pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.

Durante a reunião, o procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, dirigindo-se ao representante da PGR defendeu uma maior proatividade do Ministério Público da União em relação às mobilizações antidemocráticas, já que o Poder Judiciário tem tomado decisões de ofício. “Esperamos que a defesa da democracia seja feita de forma enfática e prioritária, pois entre as mais relevantes atribuições constitucionais do Ministério Público está a garantia do Estado Democrático de Direito”, disse Borges.

Os procuradores-gerais de Justiça colocaram à disposição do Ministério Público Federal os Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaecos) para auxiliar nas investigações sobre os atos antidemocráticos, que devem ocorrer no âmbito federal.

Além da notificação aos governadores sobre a ordem do Supremo Tribunal Federal de desocupação e dissolução total de acampamentos montados nas imediações de quartéis e outras unidades militares para a prática de atos antidemocráticos, procuradores-gerais de Justiça estão cobrando, em todo o país, o desbloqueio de vias e prédios públicos estaduais e federais.

As unidades do Ministério Público em todo o país também estão disponibilizando canais específicos para denúncias visando identificar os participantes e financiadores dos atos de vandalismo. O MPE também informou que, em Mato Grosso, está recebendo denúncias por meio de seus canais de Ouvidoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comissão aprova redação final de projeto que proíbe celulares em salas de aulas de MT

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da...

Governador autoriza investir R$ 73 milhões para asfaltar rodovia de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes autorizou o asfalto novo em...

Coronel que chefiou regional de Nova Mutum é novo comandante geral da PM

O governador Mauro Mendes definiu, esta tarde, que o...
PUBLICIDADE