Com a saída do grupo do ex-prefeito Nilson Leitão e a entrada da oposição a esse grupo no poder, sob a liderança do Juarez Costa, é de se esperar que além da Prefeitura de Sinop, tal grupo se articule a partir deste ano para a disputa de 2010. Ao que tudo indica, e se não houver percalços até então, a “briga” pelo poder ficará restrita a dois grandes grupos, o grupo liderado pelo Governador Blairo Maggi e o Vice dele Silval Barbosa , que alias é o candidatíssimo deste grupo, e que ainda tem o PT e o PR como aliados e o outro grupo liderado pelo Senador Jaime Campos, DEM e pelo Deputado Riva do PP, além do PPS e PSDB.
Ora, o reflexo de tais articulações também é sentido em Sinop, em que além do poder central, tem-se a disputa pela cadeira de Deputado Estadual e de Deputado Federal. Para o bem da verdade, é salutar que alguns nomes pleiteiem tais cadeiras, por um lado temos a propositura de alguns nomes para Deputado Estadual, como o Gilson de Oliveira do PP, provavelmente algum nome do PT local, o Secretário Nevaldir Graf, o popular Ticha, do PMDB, e de outro temos o nome do Deputado Dal´bosco do DEM, talvez o Professor Edevaldo do PSDB. É claro que mais nomes, naturalmente irão aparecer, até porque o jogo político está começando com as articulações internas.
A questão crucial em Sinop é a ‘briga’ pela cadeira de Deputado Federal, que naturalmente e segundo conversas de bastidores, é certa a candidatura de Nilson Leitão para tal vaga, especula-se o nome do empresário Fiúza, que se sair, provavelmente irá tirar votos do Nilson Leitão, ou seja, a expectativa é de sair somente um, a operação da adição cai bem, também na política, “é melhor somar que dividir”.
Já no lado da atual situação, fica no ar quem irá se candidatar. O empresário Roberto Donner deve ser um nome, mas a nosso ver, sem expressão política para tanto, principalmente pela escolha que, ao que tudo indica fez, em filiar ao PP, que não fará mais que dois federais e tem nomes mais fortes do que o do empresário.
Alguns cogitam o nome do Deputado Mauro Savi, que é de Sorriso, e pela rivalidade entre Sinop e Sorriso, fica difícil apoiar integralmente Mauro Savi aqui em Sinop, seria um desgaste muito forte para as lideranças políticas da situação.
Um nome que, particularmente vejo que deve concorrer a essa vaga e que tem todas as chances para tal é a do Secretário Baiano Filho, que se diz candidato a Deputado Estadual, mas com gabarito para Federal, já que têm conhecidos e obras de sua secretaria em todo o estado, além do apoio do Governador e de seu Vice, e de outras lideranças.
Baiano seria um nome de peso para encarar o Nilson Leitão, e a região poderia ter os dois como deputados, pois o Nilson ainda conta com o respaldo do Prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, o que certamente lhe renderá votos na capital e na baixada cuiabana.
Cabe ao Baiano e seu grupo político ver que a candidatura a Deputado Federal é mais concreta e melhor disputada, principalmente se ele filiar no PMDB, ao que tudo indica, do que uma vaga a Estadual.
Como se diz no pôquer, as cartas estão na mesa, quem não tiver carta que use o blefe, quem tiver um full house está numa situação cômoda, mas quem tiver uma royal flush, estará sorrindo a toa. É esperar para ver os próximos movimentos que certamente irão se desdobrar até as convenções, é muito chão pela frente, mas o tempo urge a necessidade de articulações antecipadas na política brasileira e, eventualmente, na mato-grossense
Wilson Santana da Cunha é professor, Msc e perito criminal em Sinop