PUBLICIDADE

Dia do Farmacêutico: o que festejar?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os farmacêuticos de todo o Brasil comemoram seu dia em 20 de janeiro. A data é uma referência à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), no ano de 1916, no Rio de Janeiro. A ABF foi a primeira entidade representativa dos profissionais farmacêuticos no âmbito nacional e a cada ano de festejos de sua criação foi se consolidando a data como o Dia dos Farmacêuticos. Aqui em Mato Grosso, além desta, nós farmacêuticos temos também outra importante data a comemorar: o dia 24 de abril, quando, em 1981, foi criado o Conselho Regional de Farmácia do Estado.

Nós temos muito o que festejar neste 20 de janeiro, mas como toda data comemorativa, o Dia do Farmacêutico é também um momento para reflexão. Precisamos refletir sobre os caminhos que a profissão está trilhando, sobre seu papel na sociedade, sobre sua inserção em temas candentes do cotidiano e do futuro, sobre o próprio cotidiano e o futuro do farmacêutico. Essa reflexão é importante para que, com censo crítico, possamos pensar e repensar nossas ações individuais e coletivas. E assim, comemorar de fato, valorizando nossos avanços e planejando novas conquistas.

O profissional de farmácia não é simplesmente o responsável pela produção, comercialização e orientação do consumo de produtos farmacêuticos. Uma das questões que estão colocadas para a profissão é sua participação nas políticas de saúde pública. Aqui ele atua na assistência farmacêutica, por exemplo. Uma das lutas do CRF-MT é justamente pela melhoria dessa assistência, o que passa pela compreensão dos gestores públicos da necessidade de terem profissionais habilitados nos organismos, projetos e ações das prefeituras e governo estadual.

Ainda na sua preocupação com o bom atendimento na saúde pública, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso também defende a implantação do programa de plantas medicinais (fitoterapia) no Sistema Único de Saúde (SUS), como forma de diminuir os custos do tratamento para pacientes carentes. Nossa atenção também se volta para os efeitos colaterais provocado pelo uso de medicamento sem acompanhamento do farmacêutico na rede SUS.

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) lidera o desenvolvendo de ações que não se restringem à fiscalização e a regulamentação do exercício da profissão de farmacêutico-bioquímico. A preocupação com o aperfeiçoamento profissional e a valorização constante da categoria é uma das marcas da atual gestão do CRF-MT. Assim, a realização de congressos, simpósios, encontros, seminários e outros eventos são freqüentes. A interação com as faculdades de Farmácia, visando ações de valorização dos profissionais e estudantes também é constante.

Ainda no âmbito de suas atribuições específicas, o CRF-MT vem modernizando e dinamizando o Conselho, ampliando suas instalações, garantindo mais conforto e segurança tanto para os funcionários quando para os usuários, ou seja, os profissionais que se utilizam dos serviços da instituição. A interiorização do CRF-MT também é outra marca da gestão preocupada em levar o Conselho para as várias regiões do Estado, visando atender os profissionais e a sociedade.

Articulado com outras entidades representativas do segmento, sejam os sindicatos dos profissionais e dos comerciantes, sejam a associações de farmácias magistrais e de análises clínicas, o CRF-MT tem como meta a defesa dos interesses da categoria, especialmente do seu exercício. Mas também é um árduo defensor da sociedade, atuando de forma a buscar assegurar os direitos do cidadão a um atendimento de qualidade.

Tudo isto dá a dimensão da importância do trabalho dos farmacêuticos e bioquímicos na vida do cidadão, o que nos alerta da responsabilidade cotidiana de nossa profissão. Portanto, nesta importante data, o CRF-MT quer parabenizar a todos os profissionais, desde os que atuam na indústria, passando pela farmácia magistral, a farmácia hospital, a gestão farmacêutica, o varejo farmacêutico, enfim, todos os segmentos.

* Adonias Correa da Costa, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

O câncer de mama e o poder das terapias integrativas

O diagnóstico de câncer de mama é uma das...

Diferença entre o líder e o tarefeiro apadrinhado

Na verdade, um grande líder, para ser reconhecido e...

Ação integrada fortalece a gestão florestal em Mato Grosso

O 1º Encontro de Identificadores de Árvores em Florestas...

Criança merece o melhor, não o possível

Uma velha história, presente em livros escolares antigos, mostra...