O Corpo de Bombeiros de Nova Mutum e as equipes da Rota do Oeste socorreram as 42 vítimas do acidente, esta madrugada, nas proximidades do Posto Gil, entre ônibus da Novo Horizonte, que seguia para o Nortão, e uma carreta Mercedes-Benz, carregada com madeira. Ao Só Notícias, o tenente-coronel Fernando Duarte Santana afirmou que 5 vítimas foram desencarceradas das ferragens, sendo duas vítimas fatais (dentre elas os motoristas) e três levadas com vida ao hospital. As identidades dos mortos e feridos ainda não foram divulgadas.
“Todas as vítimas foram conduzidas com diversas fraturas, cortes contusos, havia pessoas com perfuração no olho, lesão na cervical e lombar. Destas 42 não tem nem como precisar os tipos de lesões graves e leves. Foram conduzidas por duas ambulâncias dos bombeiros e quatro da Rota”, explicou.
“Como o caminhão era de madeira e pesado, a energia neste tipo de acidente sempre passará do veículo mais pesado ao mais leve, então toda a energia foi dissipada no ônibus que, tecnicamente falando, sofreu o maior impacto. Então a energia cinética, em termos, foi desprendida no ônibus, as vítimas sofreram muitas lesões em virtude do desprendimento de energia durante o impacto”, descreveu.
“As vítimas que estavam presas às ferragens, as que estavam em óbito, foram retiradas das ferragens e levadas pela Politec (para necropsia). Agora eles estão fazendo o trabalho de remoção, retirando os veículos da pista, madeira que estava na carreta para voltar o tráfego”, explicou Fernando Duarte.
Segundo o tenente-coronel, para a realização do atendimento foram utilizadas duas técnicas durante o resgate. O método “start”, é usado para triagem de múltiplas vítimas, que são classificadas das mais graves a mais leves nas cores preto mais gravidade, vermelhas, amarelas e verdes com menor gravidade. Já no segundo método de comando de acidente, é feita a administração e organização do cenário da ocorrência.
Conforme Só Notícias já informou, o acidente envolvendo uma carreta, carregada com madeira, e um ônibus da empresa Novo Horizonte foi, esta madrugada, nas proximidades do Posto Gil em Diamantino, Médio Norte. De acordo com a equipe da Rota do Oeste, três mortes foram confirmadas no local.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.
• Inscreva-se no canal de Só Notícias no YouTube clicando aqui