O prefeito Roberto Dorner, disse ao Só Notícias, que a prefeitura vem acompanhando o alto crescimento no número de embarques e desembarques no aeroporto Presidente João Figueiredo em Sinop, que atualmente é o segundo mais movimentado de Mato Grosso e terminal segue com estrutura precária que não suporta a demanda, com determinados momentos as salas de embarque e desembarque ficarem lotadas.
Dorner disse que a concessionária Centro-Oeste Airports até o momento não estipulou um prazo para iniciar a construção do novo terminal de passageiros nem detalhou qualquer tipo de informações do projeto. “Nós cobramos eles, que falaram (inicialmente) que não conseguiram um empréstimo, parece que agora conseguiram, mas está demorando. Construíram até alojamentos para ampliar, porém vejo que não está acontecendo. Temos que procurar eles novamente, pois falaram que o financiamento estava pronto e que iriam iniciar”. “Até agora nada, temos que cobrar”, revelou.
Dorner destacou que a prefeitura não pode interferir no projeto, mas que está fiscalizando. “Os prazos sempre pedem, mas nunca cumprem. A prefeitura pode cobrar, mas não pode executar eles, pois é um órgão da aeronáutica. A prefeitura irá fiscalizar na ampliação, mas não pode opinar em mais nada”, concluiu.
O prefeito falou sobre a importância do aeroporto para o Estado, que somente em 2022 de janeiro a outubro (último registro da secretaria nacional de Aviação) de 243 mil passageiros. “Sinop é a única do interior que tem três voos diretos para capital (Várzea Grande), Brasília e São Paulo. Nenhuma outra cidade (com exceção de Várzea Grande) de Mato Grosso tem esses voos”, destacou, referindo-se as rotas diárias de Azul, Gol e Latam.
Além de passageiros de Sinop, Dorner revelou que o aeroporto atrai pessoas com destino finais para cidades vizinhas na região Norte e do Pará. “Temos uma situação bem complicada, tem gente de 30 e 40 municípios que vem pegar voos aqui, então temos que ter mais comodidade. O estacionamento não cabe mais nada, tem que ampliar o estacionamento, o aeroporto, tem que ampliar tudo”.
Conforme Só Notícias já informou, na semana de natal e ano novo e nos últimos dias o movimento teve crescimento considerável. Na última terça-feira de madrugada, por exemplo, passageiros (alguns com crianças) chegaram a esperar 30 minutos para conseguir retirar bagagens. Com apenas uma esteira rolante, a ‘entrega’ das malas foi demorada. A falta de organização e de uma ação eficiente, nesse período de maior movimento, gerou irritação nos passageiros. Na área de estacionamento, mais desorganização e desrespeito. Veículos que estavam estacionados foram ‘bloqueados’ por veículos de outros passageiros estacionados de forma ilegal, deixando claro a desorganização por parte da concessionária que administra o aeroporto. Alguns tiveram que esperar mais de 30 minutos até conseguirem achar uma forma de sair
Mês passado, a assessoria apenas informou que o projeto do novo terminal “foi aprovado e a construtora foi contratada” e que as obras “foram iniciadas com término previsto para 2023”. Mas a concessionária se recusou a informar o tamanho do novo terminal, sua estrutura interna (guichês, sala de embarque, desembarque) quando fica pronto e quanto a empresa vai investir.
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