A concessionária responsável pelo trecho da BR-163 de Sinop a Itiquira, com extensão de 850,9 quilômetros, informou que o levamento apontou que a cada 12 minutos, um veículo fica parado por apresentar algum tipo de pane no trecho sob concessão. O registro é do de 1º janeiro a 30 de novembro.
Segundo a Rota do Oeste, as equipes operacionais atenderam cerca de 40,5 mil veículos com problemas mecânicos, elétricos, de superaquecimento, além de falta de combustível. Em média, são 121 casos por dia. “A maioria das situações seria evitada com a realização de manutenção preventiva”, destacou no comunicado.
Com a chegada do período festivo de Natal e chegada do Ano Novo, o diretor de operações da empresa, Wilson Ferreira, recomenda que os motoristas levem os veículos para revisão antes da viagem. “A manutenção veicular deve fazer parte do cotidiano dos condutores. Uma revisão básica evita atraso na viagem, um percurso mais tranquilo e seguro”.
O levantamento, segundo a concessionária, aponta que 71% das panes atendidas são relacionadas a problemas mecânicos, 8% são por falta de combustível, 6% por questões elétricas e 4% são por superaquecimento do motor. O restante é por motivos diversos.
“Além dos riscos à segurança, as panes atrasam a viagem e causam transtornos ao próprio motorista. Isso fica mais complicado ainda quando a viagem é de férias com a presença de crianças. Justamente, por isso estamos sempre reforçando sobre a importância da prevenção. Isso evita os imprevistos”, destacou Ferreira.