PUBLICIDADE

Na contramão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Qualquer pessoa que tenha o desprazer de encarar o trânsito de Sinop sabe: Está perigoso, confuso. E o que mais preocupa é que aumenta diariamente o número de veículos e, conseqüentemente os acidentes. Li uma matéria do Só Notícias, com o título: Guarda ciclística é implantada em Sinop. Nela os dados são de que: “…existem na cidade cerca de 90 mil bicicletas. Das quais, 30 mil estejam circulando diariamente na cidade”.

Fiquei surpreso com a disparidade dos números. Vejamos, em meio a trinta mil bicicletas circulando, teremos seis guardas de trânsito fazendo trabalho de conscientização. Tenho certeza que muito em breve os equipamentos estarão abandonados e a guarda não estará mais nas ruas. Não que a idéia não seja boa, mas tem tudo para não dar certo.
Eu não acredito que as orientações surtam efeito. Orientar como, se os ciclistas não tem nem locais apropriados, chamados de ciclovias, para poder se deslocar nas largas avenidas?

É como na situação do estacionamento privativo para motocicletas. Uma boa idéia. Mas não funciona. Não existe sinalização para sabermos em qual local estacionar. Em alguns pontos da principal avenida de Sinop, (que não gosto de chamar pelo nome, pois bonito mesmo e mais inteligente era Avenida dos Mognos), existem espaços nos quais a pintura já sumiu. Espaços estes que inclusive estão se tornando pequenos com o aumento da quantidade de motos nas ruas.
São dois exemplos claros de que ações relacionadas ao trânsito devem ser repensadas urgentemente. Nós precisamos de investimento. Investimento em sinalização, com instalação de placas, pintura de faixas de segurança e de retenção, colocação de redutores de velocidade, ciclovia, só para citar algumas das mudanças necessárias para podermos cobrar dos motoristas atitudes que venham muito mais que humanizar, organizar o trânsito.

Magnos Lanes Bauken de Oliveira, contabilista

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...

Cuidando do quintal do vizinho

É curioso observar a hipocrisia de alguns países europeus...