PUBLICIDADE

Desvios de recursos públicos no Brasil

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Um estudo do IBPT( Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário),estima que ( 32%) de tudo que o Brasil arrecada por meio de impostos e tributos são DESVIADOS.
No ano de 2006 a arrecadação chegou a 817 bilhões de reais, ou seja 38% do PIB( Produto Interno Bruto). Isso significa em números, que cerca de 260 bilhões de reais foram desviados sem chegar ao destino final por subtração, superfaturamento de obras ou serviços ou finalidade – exemplo da GUALTAMO com pontes para estradas inexistentes.

O número total em reais com levantamento feito com base em 22.158 denúncias de corrupção entre 1990 e 2006 passa dos 2,14 trilhão de reais, um absurdo inimaginável até para os mais informados e escolados brasileiros.
Segundo Gilberto Amaral, presidente do IBPT, 93% dos municípios fiscalizados apresentam irregularidades na utilização do repasse de verbas federais e 85% das obras fiscalizadas pelos tribunais de contas apresentam irregularidades, ou seja: a corrupção é endêmica e generalizada no Brasil.
Só para se ter uma idéia deste descalabro, o Brasil investiu no orçamento da saúde em 2006 cerca de 40 bilhões de reais e na saúde 50 bilhões, ou seja: poderíamos quintuplicar o orçamento da saúde ou quadruplicar os investimentos em educação pelo país.
Portanto, enquanto não houver uma guinada de 180 graus nas leis brasileiras e punições severas aos que desviam recursos públicos no país, estaremos comprometendo o futuro de nossos jovens e das próximas gerações que estão por vir.

Othmar Thomaz Ility é profissional liberal em Sinop

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...