O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) defendeu, em audiência, no Palácio Paiaguás, com o vice vice-governador Otaviano Pivetta, a construção de viadutos e passarelas na BR-163, em Sinop e demais cidades para melhorar o trânsito no perímetro urbano e proporcionar maior segurança. O governo estadual está assumindo o controle acionário da Rota do Oeste e fará a gestão dos 800 km da 163 de Sinop ao Mato Grosso do Sul.
Em Sinop há trechos de muito movimento e que devem ser prioritários como a rotatória que da acesso da rodovia a avenida dos Tarumãs e as ruas João Pedro de Carvalho e Enio Pipino, onde há intenso movimento e riscos de acidentes. Em determinados horários o trânsito fica muito lento. Outra obra, pleiteada há cerca de dois anos, é o viaduto ou trevo na 163 para acesso a MT-423 (Sinop-Claudia) onde também há grande movimento de carretas, caminhões e veículos.
“Sinop cresceu muito. Temos 42 quilômetros de travessia urbana e precisamos de vários viadutos em nossa cidade. Portanto, esse encontro é o primeiro para discutirmos o assunto em conjunto [entre lideranças políticas e sociedade]”, expôs, através da assessoria. “No final de janeiro vamos ter um encontro em Sinop com os prefeitos da região do eixo da BR-163 para discutirmos esse assunto. É claro, precisamos melhorar e muito a nossa travessia urbana, porém, com a conversa com nossos deputados, com nosso vice-governador, governador, para que possamos fazer uma travessia decente para nossa população”, enfatizou Dorner.
Dorner e os prefeitos de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Claudia e demais, que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa) se reuniram na última segunda-feira e o prefeito sinopense defendeu que seja intensificada com o governo do Estado a articulação para construção de viadutos e passarelas na BR-163, em Sinop e demais cidades para melhorar o trânsito no perímetro urbano e proporcionar maior segurança.
O governador Mauro Mendes confirmou que está resolvida a “última pendência” para o governo do Estado assumir o controle da Rota do Oeste e iniciar, ano que vem, investimentos de R$ 1 bilhão na rodovia. Uma das obras mais esperadas é a duplicação de Sinop ao Posto Gil (cerca de 230 km).