Um problema que até parece banal, mas não é. É irritante ter que procurar por alguma rua na cidade de Sinop. Está longe de ser uma defasagem dos bairros mais distantes ou mais carentes de infra-estrutura.
Antes, pelo fato de serem mais rentáveis para exploração de placas com propaganda, as ruas centrais até tinham indicações. Atualmente nem elas possuem. Quem tiver que procurar por áreas fora de seu bairro terá que contar com ajuda de terceiros, para, com muita dificuldade chegar ao local desejado.
Se pensarmos que existem problemas mais sérios para serem resolvidos, até concordo! No entanto, lembro, estamos discutindo atualmente qual será o prato típico de Sinop.
Se não existem recursos (e para solucionar ou pelo menos amenizar este problema não são necessários recursos tão volumosos), precisamos pelo menos usar a criatividade.
Podemos, por exemplo, organizar uma campanha junto às associações comunitárias e entidades empresariais, assim estaremos mudando também outra realidade. Com o exemplo, até os moradores acabariam tendo mais preocupação em também colocar, ou identificar de forma mais clara, a numeração nas residências.
Outra questão que afeta significativamente, no bolso do cidadão sinopense, é a que diz respeito ao logotipo do município. Aquela marca, que deveria ser da administração e acaba servindo de logomarca para fazer propaganda do prefeito que está ocupando o cargo.
A cada quatro anos, ou oito em caso de reeleição, existe a troca do símbolo. Despesa desnecessária é só uma das situações que poderíamos evitar, com a simples criação de uma lei que mantivesse um símbolo permanente para as futuras administrações.
A questão de se manter a atual, que por sinal é muito bela, ou criar outra, vale ser discutida.
Magnos Bauken é contabilista em Sinop