Segundo relatório sigiloso do COAF(conselho de atividades financeiras),apresentado pelo Senador Álvaro Dias(PSDB-PR)ao Senado Federal no dia 26/02/2007, funcionários da Caixa Econômica, políticos e empresários, estão envolvidos no maior esquema de lavagem de dinheiro do narcotráfico e do crime organizado que se tem notícia no Brasil.
Um grupo de 200 pessoas acertou 9095 vezes nas loterias da Caixa entre março de 1996 e fevereiro de 2002, isso sem falar, em pelo menos mais 50 casos suspeitos, ainda sendo investigados pela Polícia Federal.
O delegado Luiz Ozilak, teve sua prisão decretada por tráfico internacional de drogas, caso de abril de 2001, onde caiu uma aeronave com cerca de 600kg de cocaína na Amazônia Legal. O mesmo acertou PASMEM: 17 vezes na MEGA-SENA. Um tremendo sortudo!
O deputado Federal Francisco Garcia Rodrigues(PP-AM)e seu filho, acertaram 43 vezes em 21 jogos diferentes entre 1996 e 2000. É muita sorte!
O deputado Fernando Lima Giácobo(PL-PR), acertou 12 vezes em 8 jogos num único reduzido espaço de tempo: 5 a 19 de junho de 1997, parece piada. Giácobo acertou três concursos seguidos da Mega-Sena, e em dois seguidos da Quina, concursos 305 e 306. -Queria eu ter tamanha sorte!
O deputado João Alves(aquele famoso sortudo), acertou só 100 vezes na Mega-Sena, tudo comprovado à Justiça, através de cópia dos bilhetes premiados,Ha!Ha!Ha!
O empresário Amauri Gouveia, acertou 96 concursos da Quina, 33 da Mega-Sena, 25 da Loteria Federal e 9 da Loteria Esportiva. -Um verdadeiro campeão!
Vitório Basso, outro sortudo, sacou 17 prêmios de várias loterias num mesmo dia, cerca de 4 milhões de reais.
O senhor Manoel dos Santos Sá, ganhou nos últimos 5 anos 206 vezes em sete modalidades diferentes, totalizando 1,2 milhão de reais.
Marco Trofo, teria ganho 327 pêmios, num total de 1,6 milhão.
Agora o maior fenômeno das Loterias: suposto político, investigado em sigilo pela Polícia Federal,teria acertado (525) concursos, isso mesmo!, sendo 107 prêmios pequenos em um único dia. Este realmente nasceu com aquilo virado para a Lua!
Segundo a Polícia Federal, o esquema funciona assim: O criminoso interessado deposita o valor que ele pretende lavar, e com a ajuda de funcionários da Caixa, recebe o dinheiro(limpo)sendo que o verdadeiro premiado recebe o dinheiro(sujo)oriundo do narcotráfico,obras superfaturadas e crime organizado.O funcionário paga o ganhador com o dinheiro do esquema, não dá baixa no bilhete premiado, e o entrega ao criminoso para que o mesmo saque o dinheiro limpinho, limpinho.
Outro esquema de fraude veiculado na Internet e meios de comunicação ano passado, afirmava que o peso das bolinhas dos sorteios, eram diferentes,fraudando assim os principais prêmios da Mega-Sena e outras modalidades de jogos.
Tudo isto, divulgado novamente nos principais meios de comunicação,do dia 26 ao dia de ontem deste mês,na Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Jornal Nacional e da Globo, além da internet e outros meios de comunicação, indicando que estamos diante de um grande escândalo no cenário nacional. Tais denúncias não são de hoje, ou seja, o próprio Senador Álvaro Dias vem pedindo há muito tempo uma devassa na Caixa Econômica Federal,mas por diversas vezes, não obteve sucesso.
Esperamos que agora as coisas andem com a celeridade necessária.
Othmar Thomaz Ility é profissional liberal em Sinop