PUBLICIDADE

Governo federal libera recursos bloqueados no orçamento da UFMT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O governo federal liberou o repasse parcial de recursos financeiros bloqueados para as universidades, após uma forte articulação das entidades no Congresso Nacional e no Executivo Federal. Essa informação foi confirmada, hoje à tarde, em Brasília, pelo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e vice presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), professor Evandro Soares da Silva.

Segundo a assessoria, logo após a liberação do recurso financeiro, a UFMT realizou o pagamento imediato das bolsas/auxílios que estava suspenso desde os últimos bloqueios ocorridos na semana passada.

Ontem (7), o presidente da Andifes, professor Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e o professor Evandro Soares, reuniram-se com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), com o objetivo de buscar alternativas para a grave situação orçamentária-financeira das universidades federais após novo bloqueio de recursos realizado pelo governo federal em 1º de dezembro.

O reitor Ricardo Marcelo expôs ao ministro a gravidade da situação enfrentada pelas universidades desde os cortes realizados em junho, agravados pelo último bloqueio realizado no final de novembro. “A Andifes vai se manter em permanente articulação com o governo e parlamentares com o objetivo de reverter os bloqueios de recursos que estão inviabilizando o fim de ano de toda a rede de universidades federais,” destacou.

Na segunda-feira (5), diante da situação alarmante pelo acumulado dos meses de novembro e dezembro, o reitor Evandro Soares encaminhou ofício ao ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, solicitando o desbloqueio de recursos orçamentário-financeiros. Na UFMT, a suspensão do pagamento de contratos e das bolsas/auxílios estudantis compromete a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e o funcionamento do Restaurante Universitário (RU), dentre outros serviços.

Com o bloqueio, a universidade ficou sem dinheiro em caixa para pagar os 1.726 auxílios/bolsas de dezembro/22, distribuídos em 1.074 auxílios permanência; 267 auxílios moradia; 41 auxílios complementar de alimentação; 267 auxílios adicionais de alimentação; 33 bolsas de monitoria inclusiva; 44 bolsas de apoio financeiro a projetos estudantis; 95 bolsas de extensão vinculadas aos Editais do Programa de Bolsa Extensão – PBEXT Ações e PBEXT Ações Afirmativas; e 699 bolsas dos cinco programas de apoio pedagógico aos estudantes, dentre outras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Líder da bancada federal de Mato Grosso quer moção de repúdio ao Carrefour/Atacadão

A deputada federal coronel Fernanda (PL), coordenadora da bancada...

Prefeita eleita de Várzea Grande definiu 7 secretários

A prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL),...

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...
PUBLICIDADE