PUBLICIDADE

Eleições da OAB na Sexta Subseção de Sinop

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encerrado o processo eleitoral que escolheu os dirigentes da nossa entidade para o triênio 2007/2009, tive o privilégio de ser eleito para o cargo de Conselheiro Federal Suplente. E foi para este cargo que concorri, sem outra expectativa que não fosse a de contribuir para a vitória da Chapa Em Defesa da Advocacia.

E assim foi, fui convidado pelo Colega FAIAD sem necessidade de prometer votos ou vantagens financeiras, mas objetivando fazer o que sempre fiz, contribuir para a melhoria das condições de trabalho para o advogado do interior, o que já ocorreu nas 02 vezes em que fui eleito Presidente da Sexta Subseção e, nas outras 02 vezes como Conselheiro Estadual.

E parece que essa minha atitude desagradou candidato da outra chapa, que tentou menosprezar a suplência ao Conselho Federal, além de espalhar fatos inverídicos (como p.ex.que estaria eu indo embora de Sinop), fazendo promessas inexeqüíveis, (como p.ex. conseguir verbas no Conselho Federal para construção de séde social,etc), procurando pessoas que nada tem a ver com eleições na OAB para que estas influenciassem advogados no sentido do voto, etc.

Ao ler missiva que me foi passada por Colegas que a receberam, noto de plano, que foi elaborada por quem nada conhece do que é o Conselho Federal e suas atribuições, expressas nos Arts. 51 e seguintes do Estatuto da Advocacia e da OAB e arts. 62 e seguintes do Código de Ética e Disciplina.

Assim, me parecem estas condutas totalmente incompatíveis com quem pleiteia cargos dentro da nossa Instituição , totalmente desprovidas da ética que se exige de um representante dos Advogados.

Tenho minha vida dentro da Advocacia pautada pela ética profissional que exige o Estatuto da OAB, não precisando criar factóides em busca de auto-promoção; dizer que fui sem nunca ter sido; que fiz sem nunca tê-lo feito, e outras atitudes do gênero, para com isso, ser alçado a uma condição diferenciada dentro da categoria.

Se silente fiquei, o foi porque não via motivo algum para estabelecer discussões que só trariam vantagens a quem provoca e precisa de visibilidade, e o nosso objetivo era o voto do eleitor advogado.

Nosso compromisso com a categoria continua com mais afinco, até porque, com os vários cursos jurídicos que temos em Sinop, precisamos dar aos futuros bacharéis exemplos que dignifiquem a advocacia ,a começar pela prática constante do labor com ética. Nós advogados, deixamos para a posteridade o conjunto de nosso trabalho ,que não é medido pelos bens materiais que adquirimos.

São quase 24 anos em Sinop, o que me alça a condição de mais antigo em atividade, junto com o também pioneiro Dr. Sidney Marques. Não serei falacioso e jamais usarei a mídia como meio de mercantilização da profissão, até porque, o advogado exerce um “ múnus público” segundo o art. 2º do CED, e condutas outras são incompatíveis com a profissão.

Enfim, cumpre ressaltar que afora estes fatos, a eleição se deu de forma democrática, vencendo a Chapa que a maioria dos Advogados Matogrossenses escolheu como a que deve gerir os destinos de nossa Instituição, e mesmo contra vontade de uns poucos, se chamado for para ocupar assento no Conselho Federal, e o serei , tenham certeza os colegas que lá estarei para representá-los com a dignidade que o cargo exige.

Astor Rheinheimer é advogado em Sinop

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...

Cuidando do quintal do vizinho

É curioso observar a hipocrisia de alguns países europeus...