PUBLICIDADE

Reajuste de mensalidades em escolas particulares de Sinop chega a 13%

PUBLICIDADE
Só Notícias/Mylene Dias

O presidente da Associação dos Gestores das Ensino Particular de Sinop, Danicler Bavaresco, informou que o reajuste das mensalidades nas escolas particulares, para o próximo ano letivo, varia de 8% a 13%. Cada colégio define o reajuste que será aplicado à mensalidade, considerando os gastos do ano letivo corrente, neste caso 2022.

“Um dos principais custos que influenciou foi a folha de pagamento, esta teve reajuste por convenção coletiva da categoria de 10%”, disse, ao Só Notícias. O aumento deve ser proporcional a variação dos custos com pagamento do quadro de funcionários, encargos sociais, despesas com materiais, manutenção, água, luz, impostos e demais. A partir do resultado é feita a projeção com reajuste para o ano seguinte.

Atualmente 15 escolas fazem parte da associação e, conforme a avaliação de Danicler, a procura pelo ensino particular em Sinop aumenta a cada ano. “Uma cidade com crescimento populacional acima da média. Todos os dias vemos novas família chegando e isso pressiona o setor para uma expansão anual constante de vagas”, afirmou.

Segundo o presidente, desde o ano passado, devido a pandemia, os decretos influenciaram na forma de atuação das escolas particulares de Sinop. O período foi marcado por paralisações dos serviços e necessidade de modificação no método de ensino. “Essas modificações impactaram a matriz de custo, principalmente com os investimentos em tecnologia, modificações em estruturas físicas, materiais de limpeza e folha de pessoal. Além disso, a evasão escolar acabou afetando também as receitas das escolas”, avaliou.

Danicler relatou ainda que a defasagem no reajuste das mensalidades de um ano impacta diretamente no próximo. “Embora boa parte das instituições teve em 2021 indicadores que exigissem um aumento da anuidade escolar acima da inflação para 2022, as incertezas setoriais por conta dos decretos que legislavam sobre nossa atividade, acabaram pressionando para um repasse menor”, acrescentou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE