A prefeitura informou, hoje, que publicou decreto com novas medidas para combate e controle da pandemia de Covid considerando o aumento de casos positivos no município e passa a ser obrigatório o “uso de máscaras faciais de proteção para os pacientes sintomáticos respiratórios, seus contatos domiciliares e trabalhadores da saúde em todas as unidades de saúde sejam elas públicas ou privadas”.
O decreto também prevê o isolamento e afastamento do trabalho para casos positivos de Covid pelo período e condições indicadas no atestado médico, a disponibilidade de álcool 70% em todos os estabelecimentos comerciais e repartições públicas e privadas no município.
No decreto também é recomendado a toda a população o uso de máscaras faciais de proteção em ambientes fechados. O decreto vai vigorar por 30 dias contados de sua publicação, podendo ser prorrogadas.
“Fica o alerta para as pessoas que tiverem contato com positivados para a Covid, mas não apresentam sintomas, orienta-se que não realizem quarentena, porém devem manter as medidas de segurança por 10 dias a contar da data da última exposição com o caso confirmado de Covid,: usar máscara facial, auto monitorar sinais e sintomas da doença, evitar contato com pessoas com fator de risco para Covid-19, entre outras”, prevê o decreto.
Conforme Só Notícias já informou, Lucas e Carlinda estão com situação de ‘alerta’ devido ao aumento de casos positivos. No Estado, foram 2,5 mil pessoas que testaram positivo em duas semanas.