No dia 03 de setembro de 1979, foi instituído o dia do Biólogo (Lei nº 6.684). Mas quem é esse profissional? Quais suas atribuições?
A Biologia está entre as do século XXI, participando efetivamente em diversas áreas do conhecimento: saúde, engenharia genética, microbiologia, agronomia e meio ambiente .
Num primeiro instante esta a formação de licenciado em Ciências Biológicas, habilitado para exercer o magistério (ensino fundamental 5ª a 8ª série e Ensino Médio), o que não é pouco, pois através do conhecimento de “ciências” e “biologia” contribui com a formação do cidadão crítico, compreendendo os processos que envolvem a existência das diversas formas de vida existentes no planeta Terra, quer seja no Ar na Água ou em Ambiente terrestre, bem como as interações existentes entre os ambientes e entre as diferentes formas de vida, inclusive as relações dentro de uma mesma espécie.
Esta tarefa não esta restrita a “passar” conteúdo! Decorar os “palavrões” técnicos/científico! Tendo grande peso nos vestibulares, especialmente para os que pretende cursar Medicina; Enfermagem; Biologia; Odontologia; Fisioterapia entre outros.
Cabe ao professor de Ciências Biológicas ou Biologia, ter como meta o que apregoa o juramento dos Biólogos – “Exercer suas atividades com honestidade, em defesa da vida, estimulando não só o desenvolvimento científico e tecnológico, mas especialmente, o desenvolvimento de uma visão de mundo integradora, através do conhecimento científico com justiça e paz”.
É urgente a superação de formas pedagógicas arcaicas, apoiada em recursos didáticos, onde o livro (em geral um só) é a base, muitas vezes nem precisando do professor, “afinal esta tudo escrito é só decora!”.
O profissional Biólogo ira efetivamente contribuir com “alfabetização científica e tecnológica” quando privilegiar no processo de ensino-aprendizagem a compreensão dos fenômenos biológicos mais do que nomes, datas. Quando os objetivos não se restringir exclusivamente em “passar” conteúdo, saindo do seu caráter informativo e interagir com uma visão formativa.
Num segundo instante a formação do licenciado e/ou Bacharelado em Ciências Biológicas, habilita o exercício de atividade científica (pesquisa) e consultorias.
O biólogo é um profissional que estuda os organismos vivos em seu ambiente natural, em cativeiro, ou no laboratório. O campo da biologia pode ser desenvolvido sob diversos aspectos, aumentando o conhecimento científico e desenvolvendo aplicações práticas no manejo da vida selvagem, na conservação das espécies, na agricultura e na saúde.
Nesta alternativa as possibilidades de atuação são inúmeras, cerca de 50 áreas, entre elas: Genética; Ciências Morfológicas; Botânica; Zoologia; Ecologia; Microbiologia; Biologia Econômica; Administração espaço pertinente à área biológica; Bioquímica; Biofísica, etc.
É como pesquisador que o profissional Biólogo tem se destacando, o que se deve as melhores condições de trabalho, remuneração atrativa e em parte a divulgação da mídia, que da maior ênfase a este aspecto da profissão em detrimento ao Ensino. A profissão de “professor” apresenta uma imagem denegrida por diversos fatores, salário, condições de trabalho (praticamente não existem laboratórios de ciências nas escolas públicas) e a formação que também privilegia a carreira de pesquisador dando importância menor à formação do PROFESSOR DE CÊNCIAS BIOLÓGICAS E BIOLOGIA.
O papel da mídia é fundamental, mostrando ao grande público a importância da preservação do nosso ambiente. E essa consciência nacional vem crescendo, e lá estão os Biólogos para mostrar como se deve fazer, e por que se deve fazê-lo, para preservar o ambiente. Mas espero que também de maior espaço para mostrar ao público o que é um professor e sua importância, não só na área Biológica, educadores que podem contribuir com a formação da cidadania, conseqüentemente com a superação do anafalbetismo científico/tecnológico.
Fátima A S Iocca – professora da UNEMAT – Campus de SINOP ,
Mestre em Ecologia – afastada para qualificação docente – Cursando Doutorado na UFRJ