O órgão de defesa do consumidor em Sorriso multou o Banco Santander por não disponibilizar senha de atendimento prioritário para idosos, fora do horário preestabelecido pela agência. O Procon recebeu pedido de providências da OAB Sorriso e passou a apurar o atendimento a aposentados e pensionistas. O diretor Robson Alexandre de Moura, informou que a averiguação preliminar pela fiscalização resultou no flagrante da prática abusiva e houve aplicação de sanção administrativa de multa de R$ 1,5 milhão.
“Na denúncia, a OAB relatou que a agência bancária estaria recusando o atendimento a idosos, a partir das 10h. A prática de recusar o atendimento à demanda dos consumidores é ilícita e gera sanção de multa”, explica o diretor.
A irregularidade estaria ocorrendo há meses e a agência estaria limitando o atendimento a aposentados e idosos apenas das 09 às 10h para saque de aposentadoria e benefícios do INSS, assim sendo, se o aposentado ou beneficiário chegar após as 10 horas, não consegue senha e tem que voltar em outro dia, dentro do horário preestabelecido.
O banco pode recorrer da decisão.