A secretaria municipal de Saúde divulgou, ontem à tarde, novo boletim epidemiológico apontando que o número de casos positivos de Covid 19 mais que dobrou em uma semana, no município. Foram confirmados 58 novos casos ante 22 da semana anterior (de 14 a 20 de novembro).
A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, o aumento é multifatorial e não tem uma única explicação. “O comportamento viral em relação a sua capacidade de mutação e surgimento novas variantes e subvariantes é um desafio, assim como demais vírus, como exemplo da gripe. Há estudos também indicando que o vírus é sazonal, ou seja, surgirá a cada período de tempo. Com as ‘ondas do Covid’ que já enfrentamos, percebe-se que, ao passo de 4-5 meses, os casos sobem novamente, talvez pela resposta imunológica vacinal diminuir após esse período. Portanto, agrega-se à baixa cobertura vacinal com os reforços e novas variantes surgindo pelo mundo”, explicou.
Em Lucas do Rio Verde, apesar de boa parte da população estar vacinada, muitos não voltaram para tomar o reforço. Mais de 52 mil moradores estão com doses atrasadas. Do total de faltosos, 11.675 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose e 24.842 acima de 12 anos já estão aptos a tomarem a dose de reforço (3ª dose), ou seja, foram imunizados na 2ª dose há pelo menos, quatro meses e não voltaram, informa a assessoria.