PUBLICIDADE

Copa do Mundo no Catar deve movimentar R$ 300 milhões no comércio de Mato Grosso, aponta pesquisa

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Júlio Tábile)

O Instituto de Pesquisa e Análise Fecomércio-MT realizou, entre os dias 16 de outubro e 16 de novembro, a pesquisa “Intenção de compras para Copa do Mundo 2022”. O estudo revelou que a expectativa para o período dos jogos no estado é de injetar R$ 300 milhões na economia nos mais diversos segmentos do comércio e serviços.

Para compreender melhor o comportamento de consumo para o evento esportivo que inicia neste final de semana, foi entrevistado 200 pessoas em 32 municípios do estado, onde se descobriu que pouco mais da metade dos mato-grossenses (51%) vão consumir produtos e serviços, com destaque para roupas e acessórios (69%), seguido de decoração (14%) e alimentação, que no domicílio compreende 13% dos respondentes e apenas 1% em bares e restaurantes.

A pesquisa ainda levantou o momento de pretensão de compra, onde 57% dos que têm intenção comprar, buscarão realizar com antecedência, enquanto 43% deixarão para as datas próximas ao início da Copa do Mundo.

“A pesquisa constatou que a intenção de compra em Mato Grosso é positiva e possibilita uma maior movimentação do comércio e serviços, impulsionando a economia e aumentando as expectativas para esses setores, já que o evento ocorre próximo das principais datas comemorativas de fim de ano, como a Black Friday”, destacou o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

Segundo análise do IPF-MT, é importante ressaltar uma participação considerável de TVs para a data, de 3%, o que pode estar associada à intenção de compras na Black Friday. As formas de pagamento mais citadas pelos entrevistados que afirmaram ter intenção de comprar foram o cartão de crédito (48%), dinheiro (25%), cartão de débito (17%), Pix (9%) e, por último, boleto (1%).
Entre os que não irão comprar, 69% disseram que não consumirão por condições financeiras, 27% declararam que não comemoram o evento e 4% declararam não ter disponibilidade de tempo.

Wenceslau Júnior ressalta a importância que os brasileiros dão para os jogos da Copa do Mundo. “É um evento muito celebrado em todo país, o que possibilita um engajamento na hora das compras dedicadas à festividade, como a busca por roupas e acessórios, além do segmento A e B – alimentos e bebidas, para serem consumidos em casa, com família e amigos, ou nos estabelecimentos comerciais”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE