O presidente do Center for Climate and Energy Solutions (C2ES), Nat Keohane, afirmou que Mato Grosso é um exemplo da junção de produção de alimentos em larga escala com preservação das florestas. Nat – renomado especialista climático global – esteve reunido com o governador Mauro Mendes, esta manhã, na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-27), no Egito. “Toda vez que eu converso com as pessoas sobre proteção do meio ambiente, eu uso como exemplo o estado de Mato Grosso, que aumenta a produção preservando o meio ambiente e reduzindo as emissões de Co²”, afirmou.
Mauro convidou Nat para visitar Mato Grosso e ser um dos porta-vozes da nova economia verde praticada no Estado. “Queremos fazer ainda mais pelo meio ambiente e sempre respeitando as premissas mundiais sobre proteções das florestas. Nosso objetivo é estreitar as relações e criar uma cooperação com os organismos públicos e privados que trabalhem pela redução das emissões”, destacou o governador.
Nas palestras de Nat em vários países, o cientista tem destacado Mato Grosso como exemplo de políticas ambientais que visam a preservação das florestas tropicais e afirma que o modelo do estado é um “sucesso total”. PHD em Harvard, economista e assistente especial para Energia e Meio Ambiente na Casa Branca no Governo Obama, Keohane mencionou que Mato Grosso, há algumas décadas, era um dos maiores poluidores de carbono do mundo e conseguiu reverter o jogo, reduzindo em 85% o desmatamento ilegal.
Também participaram da reunião com o especialista climático a primeira-dama Virginia Mendes, os secretários de Estado Rogério Gallo (Casa Civil), Mauren Lazzaretti (Casa Civil) e César Miranda (Desenvolvimento Econômico) e o diretor da PCI (Produzir, Conservar e Incluir), Fernando Sampaio.
Conforme Só Notícias já informou, hoje o governador Mauro Mendes cobrou, em um dos painéis ambientas da COP-27, que os países ricos liberem “grandes recursos e não migalhas” para fortalecer preservação ambiental.