Fundado em 2001, o Cuiabá Esporte Clube confirmou a permanência na elite do futebol brasileiro e disputará pela terceira temporada consecutiva, no próxim ano. Único clube de Mato Grosso em conseguir tal feito, o Dourado teve um ano de altos e baixos, com o objetivo de se manter na Série A cumprido apenas na última rodada.
Entre as cinco competições na temporada, a equipe conseguiu o título mato-grossense no primeiro trimestre do ano. Na Copa Sul-americana, deixou a competição ainda na primeira fase. Na disputa da Copa do Brasil, o Dourado foi eliminado na terceira fase pelo Atlético-GO, time com qual disputou a única vaga restante no Campeonato, que acabou com o rebaixamento dos goianos. Na Copa Verde, jogando com equipe das categorias de base, o Dourado acabou eliminado pelo Brasiliense.
Na Série A, o Dourado ficou na zona de rebaixamento em boa parte das 38 rodadas, conseguindo se livrar apenas na 34ª rodada. Foram 10 vitórias, 11 empates e 17 derrotas, acumulando 35% de aproveitamento, com 31 gols marcados e 42 sofridos.
A recuperação na reta final do Dourado veio após a vitória sobre o Avaí, concorrente direto na época do confronto. Na rodada seguinte, a equipe mato-grossense teve talvez a vitória mais importante e inesperada do campeonato, sobre o Botafogo, por 2 a 0, no estádio do Engenhão.
Na sequência, a equipe comanda pelo técnico António Oliveira empatou com o Palmeiras e sofreu um revés diante do Atlético-MG, antes de finalizar a campanha com a vitória sobre o Coritiba, por 2 a 1, que cravou a permanência na elite.