As obras da primeira ferrovia estadual ligando Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, começaram por Rondonópolis sentido capital. Ao Só Notícias, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, estimou que em até sete anos as obras devem chegar no município (2028) onde também haverá terminal de cargas. O importante projeto com investimento de R$ 11 bilhões para 730 quilômetros de trilhos, viadutos, terminais e demais obras vem para fomentar a logística de mercadorias no Estado.
“Acredito que nos próximos dois ou três anos essa ferrovia já chegará na região de Campo Verde e eu acredito também, e estou confiante que nos próximos seis a sete anos ela possa estar chegando já no município de Lucas do Rio Verde”, previu, com base no cronograma apresentado, semana passada, ao governador Mauro Mendes e prefeitos das 16 cidades onde ferrovia passar.a
Miguel destacou que espera celeridade até o primeiro trimestre do ano que vem. “Fato que a extensão passa por Rondonópolis rumo a Lucas do Rio Verde, passando por Campo Verde e Nova Mutum. As obras já iniciaram e o cronograma para esse ano é construir pouco mais de oito quilômetros e o viaduto que sobrepõe a BR-163, mas o cronograma é para março do ano que vem a construção dessa ferrovia venha aceleradamente a Lucas do Rio Verde”, concluiu.
Conforme Só Notícias já informou, o CEO da Rumo, empresa responsável pelas obras, Beto Abreu detalhou o que o projeto possui “quatro frentes de obras”. A primeira frente é no trajeto Rondonópolis a Cuiabá. A ferrovia vai até a malha nacional, ligando ao Porto de Santos, e terá grande importância para o transporte da safra de Mato Grosso, de insumos, combustível, madeira e outras mercadorias.