A secretaria estadual de Saúde recebeu, hoje, 19.440 doses da vacina Pfizer, destinada às crianças de seis meses de idade e a menores de três anos. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, este quantitativo deverá ser destinado à aplicação de três doses prioritariamente em crianças com comorbidades.
Entre os dias 11 e 18 de novembro, o Ministério da Saúde treinará as equipes do Estado e dos municípios para a aplicação da vacina. Por isso, as doses serão distribuídas às regionais a partir de 16 de novembro.
Na primeira etapa de distribuição dos imunizantes, será enviado a quantidade relativa à aplicação das 1ª e 2ª doses. Seguindo a orientação do Governo Federal, o restante destinado à terceira dose será armazenado, para encaminhamento futuro.
“Como não há previsão de envio de mais doses para esta faixa-etária, é importante que os municípios sigam as orientações e diretrizes do Plano Nacional de Imunizações, para que tenhamos êxito nesta dinâmica”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes.
As comorbidades contempladas nesta faixa-etária foram estipuladas pelo próprio Ministério da Saúde. A logística de aplicação de vacinas é desenvolvida pelas prefeituras. O governo do Estado informou que, para mais informações relativas à vacinação, o cidadão deve procurar a secretaria municipal de Saúde de cada município.