PUBLICIDADE

Prefeitos de Mato Grosso debatem com governo alteração na distribuição de ICMS para Educação e Saúde

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Encontro Municipalista Mato-grossense será dias 30 e 1º de dezembro com foco no repasse do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) para a Educação e para a Saúde. O tema é considerado de grande relevância, considerando que são duas áreas estratégicas para o poder público.

Pelas regras atuais, o Estado fica com 75% do ICMS arrecadado e outros 25% são transferidos aos municípios. A Emenda Constitucional 108/2020 estabeleceu a alteração do percentual de distribuição do imposto para garantir recursos para a Educação. Os 75%, transferidos conforme o desempenho econômico dos municípios, foram reduzidos para 65% e os 10% restantes serão distribuídos de acordo com o desempenho educacional.

O evento, na AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), contará com participação de prefeitos do Estado, além de representantes do governo de Mato Grosso, das bancadas federal e estadual buscando assegurar o apoio do governo Estadual e dos parlamentos para o encaminhamento da pauta municipalista com vários projetos em tramitação no Congresso. Uma das principais é a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição 122/2015, que proíbe criação de encargos para os entes municipais sem a devida previsão orçamentária. O movimento propõe um adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para dar condições aos municípios de arcar com o pagamento do piso da enfermagem. Também constam na pauta a questão das creches, após tese de repercussão geral definida pelo STF, e as propostas de Reforma Tributária, discutidas no Congresso, entre outros assuntos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comissão aprova redação final de projeto que proíbe celulares em salas de aulas de MT

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da...

Governador autoriza investir R$ 73 milhões para asfaltar rodovia de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes autorizou o asfalto novo em...

Coronel que chefiou regional de Nova Mutum é novo comandante geral da PM

O governador Mauro Mendes definiu, esta tarde, que o...
PUBLICIDADE