PUBLICIDADE

Biocombustíveis e alimentos fortalecem aumento na produção da indústria de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias

A produção de etanol, de biodiesel e de alimentos teve grande influência no saldo positivo da indústria estadual revelada pela Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, no acumulado desse ano, as eindústrias mato-grossenses aumentaram 25,7% a produção. O Estado detém o maior índice entre as demais unidades da federação e maior até mesmo que a média nacional, que foi negativo em 1,1%.

De acordo com o gerente de Economia da Fiemt, Pedro Máximo, o resultado positivo de Mato Grosso foi impulsionado, principalmente, pelos setores de produtos alimentícios (carnes de bovinos congeladas, frescas ou refrigeradas, óleo de soja em bruto e tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja) e biocombustíveis (álcool combustível). “A produção de Mato Grosso foi assegurada graças a disponibilidade de área plantada de matéria-prima, além de um cenário de negócios propícios para novos investimentos”. O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) tem analisado os dados.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Sindalcool), Silvio Rangel, avalia que o índice de produção verificado reflete a retomada da competitividade do setor em comparação com o ano passado. “Em 2021, a seca e a geada prejudicaram a safra de cana-de-açúcar e o Brasil apresentou queda na produção de etanol. Consequentemente, os preços do biocombustível não se mantiveram competitivos frente à gasolina. Nesse ano, o preço ao consumidor final se manteve atrativo, estimulando o consumo”, apontou, através da assessoria.

No comparativo de setembro com mesmo mês de 2021, a alta é de 37,5%, reflexo da recuperação de produção industrial frente ao baixo volume produzido no ano passado. No nacional, o saldo da produção do mês de setembro em relação ao mês de agosto apresentou retratação de 0,4%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE