segunda-feira, 23/setembro/2024
PUBLICIDADE

Prefeito de Guarantã do Norte vai a Europa em missão técnica conhecer experiências de ‘cidades inteligentes’

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O prefeito Érico Stevan Gonçalves integra a missão técnica internacional com prefeitos de diversos Estados que embarca, amanhã, a Espanha, para participar do Smart City World Congress, evento sobre cidades inteligentes, e conhecerão outros projetos do gênero, na Espanha, podendo implantar algumas ações e medidas em seus município. Em Portugal, os gestores estarão nas cidades do Porto, Coimbra, Leiria conhecer boas práticas de gestão municipal.

A missão é organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para todos os prefeitos vencedores nacionais do Prêmio Prefeito Empreendedor. “Toda vez que um prefeito busca conhecimento, vê o que está acontecendo no mundo, ele consegue trazer uma visão diferenciada para aplicar no município dele”, explica o gerente de Conexões Institucionais do Sebrae Mato Grosso, Sandro Rossi.

Guarantã do Norte está trabalhando com o Programa Cidade Empreendedora e Sustentável desde 2018 e um dos eixos que o prefeito Érico Stevan Gonçalves prioriza são as compras locais e o desenvolvimento do comércio no município. 75% das compras públicas são feitas em Guarantã.

Para chegar a esse índice, foi feito um trabalho na prefeitura para melhorar o ambiente de negócios, e também foram adotadas ações para preparar os empresários para que eles pudessem aprender as regras das vendas públicas, entender como funciona esse mercado e assim participar efetivamente dos processos de chamamento da prefeitura. Assim o dinheiro público fica no próprio município, girando uma roda de prosperidade e desenvolvimento local.

Foram criadas várias ferramentas para gestão municipal, como o Portal Empreende Guarantã e adotadas diversas medidas, entre elas enviar todas as licitações diretamente para as empresas do município. Houve a reformulação de leis já existentes e criação de outras legislações, especialmente no que concerne a prazos de pagamentos. Por exemplo, o MEI e os pequenos produtores da agricultura familiar são pagos 24 horas após a entrada da nota fiscal na contabilidade da prefeitura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE