Começou, há pouco, no centro de Eventos Dante de Oliveira, o encontro TCE em Movimento, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, com prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, secretários e demais gestores de 31 municípios da região.
O conselheiro Antonio Joaquim, que coordena o programa, explicou que o tribunal está buscando fortalecer o aumento na qualidade da gestão pública municipal por meio da formação técnica dos prefeitos, vereadores, secretários e técnicos de prefeituras e câmaras, cumprindo a legislação e normas de aplicação de recursos em Saúde, Educação e demais setores. “O evento tem um foco que é capacitar o gestor público aqueles que administram o setor, porque se nós capacitamos esses gestores melhoramos a qualidade da gestão, se melhoramos a gestão, melhora o resultado que são os serviços públicos. Nós precisamos capacitar o gestor para o hospital funcionar melhor, a escola, a segurança pública, estradas e urbanidade do município, enfim essa é a outra face do tribunal, porque a face constitucional é de fiscalizar e julgar e se for necessário punir, mas o fato é que esse evento tem o foco de ajudar o gestor a produzir políticas públicas”, disse, ao Só Notícias.
O conselheiro Guilherme Maluf acrescentou que “a maior preocupação do tribunal de contas tem como ajudar é na eficiência das políticas públicas, traduzindo, qualidade de gestão. Se nós conseguirmos melhorar a gestão dos nossos jurisdicionados, prefeitos, câmaras, instituições públicas que são fiscalizadas pelo tribunal, vamos dar um salto muito grande para que a sociedade tenha qualidade de serviços públicos. É isso que importa. Se nós não conseguirmos realizar essa missão, não teremos sucesso na principal que é o controle externo. Eu diria que é um grande desafio, mas o tribunal entendeu que para o superar esse desafio não podemos ficar sentados no Palácio Paiaguás em Cuiabá. Precisamos estar presentes em todas as regiões do Estado”, afirmou.
À tarde, tem palestras dos comitês temáticos da Educação, ministradas pelo conselheiro Antonio Joaquim, da Saúde, pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf, e do Comitê Ambiental do TCE, pelo conselheiro Sérgio Ricardo. Os comitês identificam fragilidades e propor melhorias nas áreas específicas, buscando ampliar a eficácia, eficiência e efetividade dos serviços ofertados ao cidadão mato-grossense e levando em consideração a materialidade, relevância e especificidade das políticas e ações envolvendo a educação, saúde e o meio ambiente.
Nesta etapa, em Sinop, participam gestores dos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canãa do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Mundo, Paranaita, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.
Programação – amanhã
Democracia Ativa – Presencial – das 8h às 12h – auditório da Unemat
Oficina Ouvidoria para Todos – Presencial – das 8h às 12h – auditório do Ministério Público, ao lado da Catedral
Oficinas do Programa Cidadania Fiscal de Mato Grosso e Programa Nota MT – Presencial – das 8h às 12h – Unemat