O turismo mato-grossense foi evidenciado em um dos maiores palcos de negócios turísticos da América do Sul, o Festuris Gramado. O evento, realizado entre os dias 2 e 5 de novembro, em Gramado, Rio Grande do Sul, reuniu profissionais do Brasil e de outros países para debater as tendências do mercado, destinos e produtos turísticos. A ação foi organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) e contou com a participação da equipe da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso (Seadtur/MT).
O Festuris Gramado é uma das mais longevas e tradicionais feiras do turismo brasileiro e do continente, chegando neste ano de 2022 à 34ª edição consecutiva. A feira oferece grandes oportunidades para promoção e divulgação de destinos, lançamento de tendências do mercado, posicionamento de marcas em diferentes segmentos e geração de negócios, entre outros.
O titular da Seadtur, Jefferson Moreno, explica que o Festuris é uma grande janela de oportunidades para o turismo mato-grossense. “É um dos maiores palcos de negócios turísticos da América do Sul e nosso Estado consegue participar de grandes rodadas de negócios, que impulsionam o nosso turismo”, destacou.
O Governo de Mato Grosso, por meio Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), esteve presente na missão técnica, com um estande próprio, no qual apresentou aos operadores os produtos turísticos do estado.
Dentre os operadores e artesãos, o turismo de Mato Grosso contou com a participação do cuiabano Alcides Ribeiro dos Santos, que confeccionou, ao vivo, uma viola-de-cocho, um dos símbolos do artesanato mato-grossense. Ampliando ainda mais o conhecimento dos operadores de turismo internacionais sobre os produtos e destinos do Brasil, a ação recebeu um grupo de 13 operadores uruguaios organizado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).