As unidades do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso vão funcionar em regime de plantão presencial no sábado e domingo, das 7h às 16h, com objetivo de garantir que os trabalhadores mato-grossenses exerçam livremente o direito de votar no segundo turno das eleições.
A medida está prevista em portaria assinada na última quarta-feira (26) pelo procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região, com o objetivo de permitir uma resposta rápida e efetiva, tendo em vista o aumento expressivo de denúncias da prática de assédio eleitoral no ambiente de trabalho. Somente neste segundo turno, o órgão já recebeu, até as 12h desta sexta-feira, 42 denúncias.
Equipes do MPT estão disponíveis para atuar no recebimento de denúncias relacionadas a assédio eleitoral e empreender diligências nos casos em que houver ameaças ou coações por parte de empregadores para que trabalhadores votem em determinado candidato e, ainda, nos casos de funcionários que estiverem sendo impedidos de comparecer aos locais de votação.
O comunicado reforça que os canais de denúncias seguem à disposição dos trabalhadores, através do site mpt.mp.br e pelo aplicativo MPT Pardal. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa e anônima.