PUBLICIDADE

UNESIN avalia que duplicação da BR-163 de Sinop ao Gil sairá mais rápido com governo assumindo concessão

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: assessoria/arquivo)

O presidente da comissão BR-163 da União das Entidades de Sinop, advogado Eduardo Chagas, analisou que a decisão do governo do Estado, em assumir a gestão da BR-163 de Sinop até a divisa com Mato Grosso do Sul, “vai ser de grande valia até porque só teria uma nova licitação e uma nova empresa assumiria essa concessão daqui aproximadamente dois anos”, disse, referindo-se a saída da Rota do Oeste, que deixa de ser a concessionária. “Logicamente, essa formalização do termo de ajustamento de conduta pela Agência Nacional de Transporte Terrestre com a MT PAR (empresa do governo do Estado) abrevia a retomada das obras tão importantes para Mato Grosso, além do mais no cronograma de obras a partir do ano 2023, tem alguns trechos prioritários e dentre eles a travessia urbana aqui da cidade de Sinop”, disse ao Só Notícias.

A UNESIN, que reúne 24 associações e sindicatos em Sinop, reforçou, o movimento liderado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso com diversas entidades cobrando da atual concessionária que cumprisse o contrato para fazer as obras emergenciais, como a duplicação de Sinop ao Posto Gil (230 km). A empresa não fez e acabou concordando em devolver a concessão ao governo federal. Com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) e o termo de ajustamento, firmado há poucos dias com o governo federal (ANTT), a MT Par – governo do Estado – deve consolidar até dezembro todo o procedimento burocrático assumindo a concessão e a Rota deixando de ser a concessionária. A empresa investirá R$ 1,2 bilhão a curto prazo.

Esta semana, o governador Mauro Mendes divulgou um cronograma das obras que serão executadas após o governo do Estado assumir a concessão da BR-163, entre as prioridades estariam as obras do trecho de travessia urbana em Sinop, entre os quilômetros 823 e 834, com início em 2023 e conclusão no ano seguinte. Outro trecho prioritário é o que começa no posto Gil e vai até Nova Mutum, cerca de 100 quilômetros, a previsão é para começar ano que vem e concluir em 2025, mesmo prazo previsto para as obras do quilômetro 321 ao 353, na rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE